UOL Esporte Futebol Americano
 
18/01/2009 - 21h46

Cardinals vencem e vão ao Super Bowl pela 1ª vez na história

Do UOL Esporte *
Em São Paulo
Pela primeira vez na história do futebol americano, o Arizona Cardinals disputará um Super Bowl. Equipe mais antiga dos Estados Unidos, a equipe que atuou no estádio da Universidade de Phoenix neste domingo, bateu o Philadelphia Eagles por 32 a 25, conquistou a Conferência Nacional e decidirá contra o vencedor o Pittsburgh Steelers, que bateu de madrugada o Baltimore Ravens, o título da temporada 2008/2009 em Tampa, na Flórida, no dia 1º de fevereiro.

Rick
Running back reserva Tim Hightower celebra jogada da vitória dos Cardinals
VEJA FOTOS DA CONQUISTA
Em um primeiro quarto pouco movimentado, a equipe dos Cardinals marcou o único touchdown do período com o herói da noite: Larry Fitzgerald. Em passe de 9 jardas de Kurt Warner, o wide receiver marcou os primeiros seis pontos da partida.

No kick, Neil Rackers completou a jogada. Pelos Eagles, David Akers completou field goal de 45 jardas e marcou os três primeiros pontos do time visitante.

No quarto complementar, o Cardinals abriu sua maior vantagem. Em longo passe de 62 jardas de Warner, mais uma vez Fitzgerald recebeu bem e completou seu segundo touchdown da noite. No kick, Rackers completou.

Apesar do field goal convertido por Akers novamente, Fitzgerald marcou seus terceiro touchdown ao receber passe curto e aumentar a vantagem. Antes do fim da primeira parte, Rackers ainda conseguiu um field goal e fechou o placar em 24 a 6.

No terceiro quarto, os Cardinals acomodaram e viram os Eagles se aproximarem com perigo no placar. Com dois touchdowns de Brent Celek, a equipe visitante diminuiu para apenas 5 pontos a diferença, que poderia ser ainda menos caso Akers não tivesse desperdiçado o ponto extra.

No último período da partida, os Eagles conquistaram a virada após um longo passe de McNabb para DeSean Jackson, que se livrou seu marcador e marcou mais seis pontos para os visitantes. Na tentativa dos dois pontos extras, os Eagles não obtiveram sucesso e ficaram apenas um à frente dos Cardinals.

A menos de 3 minutos do final, Karner acertou curto passe para Hightower, que conquistou o touchdown e viu Patrick conquistar os dois pontos extras para fechar o placar e levar a equipe de Arizona a sua primeira decisão de Super Bowl na história da NFL.

"Eu sabia que eu tinha apenas que fazer meu trabalho, manter os pés no chão e não ficar muito emotivo. Nós temos mais um jogo ainda. Amanhã nós temos que voltar ao trabalho e aproveitar a vitória hoje à noite. Os jogos estão ficando maiores, mas nós vamos continuar brigando e apoiando um ao outro", afirmou Fitzgerald ao final do jogo.

* Atualizado às 7h00 de 19/01/2009

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host