UOL Esporte Futebol Americano
 
08/08/2009 - 07h06

Gladiators e Brown Spiders abrem o 'Brasileirão' de futebol americano

Rafael Krieger
Em São Paulo
Barigui Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Joinville Gladiators. A criatividade na escolha dos nomes faz parte do objetivo dos praticantes brasileiros de futebol americano que tentam se aproximar cada vez mais dos padrões da NFL, a liga dos Estados Unidos. Esses três times, por exemplo, fazem parte da 'Divisão Sul' do Torneio Touchdown, competição pioneira no país, equivalente ao 'Brasileirão' da modalidade, que começa neste domingo em Santa Catarina.

PONTAPÉ INICIAL DO ESPORTE
Reprodução/Diário NFL
Times jogam em campos com marcações oficiais para se preparar antes do torneio
Rodrigo Farah/UOL
O 'Touchdown' terá todos os times usando equipemento completo, como na NFL
09/08
Joinville Gladiators x Curitiba Brown Spiders
15/08
São Paulo Storm x Sorocaba Vipers
22/08
Curitiba Brown Spiders x Barigui Crocodiles
29/08
RJ Imperadores x São Paulo Storm
05/09
Tubarões do Cerrado x Cuiabá Arsenal
Primeiros jogos do torneio
RIVAIS FAZEM 1º JOGO COMPLETO
LEIA MAIS DE FUTEBOL AMERICANO
"A gente luta sempre pela vitória, e todos os eventos quem paga são os atletas. Somos verdadeiros lutadores, gladiadores, que estão em uma arena buscando a vitória", explica o presidente do Joinville Gladiators, Romenito Siewerdt, sobre a origem do nome do time que terá a honra de sediar o primeiro jogo válido por uma competição nacional entre clubes de futebol americano com equipamento completo.

Será no Ernestão, o estádio que o Joinville Esporte Clube costumava usar, que os Gladiators vão receber os Brown Spiders no jogo de estreia. Com direito a divulgação regional em TV, rádio e jornal, a partida deverá receber cerca de 3 mil pessoas, isso se a chuva der trégua. Foi devido ao mau tempo que a competição já teve o início adiado - o primeiro jogo seria em Sorocaba, no fim de semana passado.

"Queremos fechar com uma banda marcial para fazer a abertura. Teremos DJs, narração ao vivo, transmissão via internet, fogos de artifício, cheerleaders e tudo o mais, para que a gente faça um grande espetáculo, não só um jogo em si", adiantou Romenito, destacando que o estádio terá toda a estrutura de um jogo oficial, de marcação das jardas até field goals.

Seus adversários, os Brown Spiders, têm um explicação mais singela para o nome. "Em Curitiba tem muita aranha marrom, e todo curitibano tem medo de aranha marrom", diz o presidente do time, Rodrigo Proença. Ele vai organizar outros dois ônibus, além do que vai levar os jogadores, apenas para transportar os familiares e parte da torcida até Joinville.

"Passamos bastante para os jogadores a questão da oportunidade, porque seria muito importante para o nosso futuro conseguir mais patrocínio e mais apoio para o futebol americano", comenta Proença sobre a expectativa de jogar um torneio nacional. O segundo jogo dos Brown Spiders, no dia 22, será contra os rivais do Barigui Crocodiles, também de Curitiba.

"Nós treinamos no Parque Barigui, e lá tem a lenda do crocodilo que habitava o lago do parque. Na realidade, se você for no parque hoje, vai ver alguns crocodilos na água e também os Crocodiles jogando football", explica Nilo Tavares, presidente do time que negocia com o Paraná Clube a utilização da estrutura do futebol para a realização de jogos com bola oval.

O Torneio Touchdown vem sendo idealizado desde o ano passado e foi lançado em abril deste ano, na ocasião do Torneio de Seleções de futebol americano. Oito equipes vão disputar a competição, em três grupos. Além do Sul, haverá a Divisão Oeste, com o Cuiabá Arsenal e o Tubarões do Cerrado. Na Divisão Leste, estarão São Paulo Storm, Sorocaba Vipers e Rio de Janeiro Imperadores. Os quatro melhores classificados vão para os playoffs.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host