Topo

NFL aprova mudança e time de Oakland vai para Las Vegas

NFL anuncia mudança do Raiders de Oakland para Las Vegas - Reprodução/NFL
NFL anuncia mudança do Raiders de Oakland para Las Vegas Imagem: Reprodução/NFL

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 15h52

A NFL aprovou nesta segunda-feira (27) a mudança de cidade do Oakland Raiders. A franquia, que estava estabelecida na cidade californiana desde 1995, passará a se chamar Las Vegas Raiders e ficará sediada na cidade do estado de Nevada. A troca, entretanto, só deve ocorrer a partir de 2020, quando o novo estádio da equipe ficará pronto. Em 2017 e 2018 os jogos continuarão sendo realizados no Coliseu, em Oakland.

“É claro que muitos fãs vão ficar desapontados e bravos, mas espero que eles não façam nada por essa frustração diretamente aos jogadores e a comissão técnica”, disse Mark Davis, dono da franquia. O mandatário afirmou que Oakland “sempre vai fazer parte do nosso DNA” e fez questão de agradecer à Liga e aos outros 31 donos de franquias – a mudança necessitava de pelo menos 24 votos para ser aprovada, mas teve apenas um voto contrário.

De acordo com a NFL, Mark Davis e seu pai, Al, antigo proprietário dos Raiders, tentaram por muito tempo construir um novo estádio em Oakland. Os projetos, entretanto, não foram aprovados, o que levou Davis a buscar novas cidades para o plano. A Prefeita de Oakland, Libby Schaaf apresentou o financiamento para um novo estádio na Baía da cidade na última sexta-feira. Era a última cartada para tentar manter a equipe na cidade.

Roger Goodell, comissário da NFL, admitiu que a mudança foi motivada por fins financeiros. “Nunca queremos ver uma franquia realocada, mas precisávamos dar segurança e estabilidade para os Raiders”.

O time de Oakland é o terceiro a mudar de cidade em praticamente um ano na NFL. Os Rams saíram de St. Louis e foram para Los Angeles – mesmo endereço escolhido pelo Chargers, que saíram de San Diego. 

Os Raiders mudam de endereço pela terceira vez. A franquia foi fundada em Oakland em 1960, onde permaneceu até 1984, quando se mudou para Los Angeles. Após 12 anos, no entanto, voltou para a cidade de origem.