Ex-jogador da NFL se declara homossexual: 'Tirei um peso dos ombros'

Do UOL, em São Paulo

  • NFL via Getty Images

    Ryan O'Callaghan, 33 anos, atuou por New England Patriots e Kansas City Chiefs

    Ryan O'Callaghan, 33 anos, atuou por New England Patriots e Kansas City Chiefs

Ryan O'Callaghan, 33 anos, anunciou sua homossexualidade em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site Outsports, dedicado a atletas LGBTT. Jogador da NFL durante seis temporadas, defendeu New England Patriots (2006 a 2008) e Kansas City Chiefs (2009 a 2011) antes de se aposentar por conta de lesões.

Ao veículo, O'Callaghan disse ter percebido sua opção sexual ainda durante a adolescência, mas optou por mantê-la em sigilo de familiares e colegas até o fim de sua carreira. Afastado do esporte desde 2011, viciou-se em analgésicos, e só abandonou os remédios mediante terapia. Durante as sessões de aconselhamento, sentiu-se confortável para tornar pública sua homossexualidade.

Para O'Callaghan, a NFL tem mais atletas gays que não tornam pública a opção. "Ninguém vai presumir que um grande jogador de futebol é gay", disse ao site. "Por isso que um time de futebol é um lugar tão bom para se esconder", acrescentou.

O ex-jogador disse ter pensado em suicídio após o fim da carreira, mas mudou de planos após sessões com Susan Wilson, terapeuta indicada pelo Chiefs. Foi a ela que o ex-jogador se abriu pela primeira vez a respeito da homossexualidade. Em seguida, passou a conversar com atletas e ex-atletas.

"Você precisa ser muito mais forte na hora de ser honesto do que na hora de mentir. Precisei de um tempo para conquistar a força para contar a ela (Susan Wilson). Você precisa construir um elo de confiança com alguém. Tirei um grande peso dos meus ombros ao contar para ela", explicou.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos