Topo

Machucado, brasileiro Cairo Santos é dispensado pelo Kansas City Chiefs

Cairo Santos realizava sua quarta temporada no Kansas City Chiefs - Streeter Lecka/Getty Images/AFP
Cairo Santos realizava sua quarta temporada no Kansas City Chiefs Imagem: Streeter Lecka/Getty Images/AFP

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

30/09/2017 16h23

O Kansas City Chiefs dispensou neste sábado (30) o kicker brasileiro Cairo Santos, que contundiu a virilha da perna direita na última rodada da NFL, no aquecimento antes da partida contra o Los Angeles Chargers. Em um comunicado oficial, o atleta confirmou o desligamento dele da franquia, a qual ele defendia desde 2014, quando iniciou sua carreira na NFL..

Cairo foi colocado na lista de lesões dos Chiefs, o que significa que o jogador ficaria afastado dos gramados ao menos até a oitava semana da temporada da NFL - e só poderia voltar aos treinos após a sexta. Na última quinta-feira, o técnico Andy Reid havia afirmado que o brasileiro poderia voltar a jogar ainda nesta temporada. Dois dias depois, Cairo acabou cortado. Seu substituto será Harrison Butker, novato na liga.

Segundo o jogador comunicou ao UOL Esporte, a decisão foi tomada pelos Chiefs por motivos estratégicos. "Minha lesão, na virilha, tem expectativa mínima de seis semanas de tratamento - infelizmente não podia ocupar essa vaga dos Chiefs, já que eles precisam contratar atletas para outras posições deficitárias para manterem o forte ritmo de vitórias na temporada em busca do Super Bowl", declarou.

Pelo Instagram, Cairo se despediu da torcida de Kansas City e agradeceu à comissão técnica, direção da franquia e aos colegas de time, em especial o punter Dustin Colquitt, James Winchester e Thomas Gafford. “É estranho sair dessa forma, mas sair no topo da lista dos recordes dos Chiefs no porcentual de field goals da carreira é uma grande honra”, escreveu.

Agora um agente livre, o brasileiro não descarta assinar com outra franquia da liga assim que se recuperar da lesão na virilha. No entanto, informou que a preferência é voltar para os Chiefs, caso haja espaço no elenco da equipe até o término da temporada.

Desde que foi contratado pelos Chiefs, Cairo disputou todos os 16 jogos de todas as temporadas que participou, mais os jogos que a equipe realizou nos playoffs. Neste ano, o brasileiro entrou em campo em três partidas pelo time e acertou os três field goals que chutou.

O grande momento da passagem de Cairo pelos Chiefs foi em 2015, quando o brasileiro acertou sete field goals em um jogo sem errar nenhum, se tornando o segundo maior da história na categoria empatado com mais três jogadores.

O Kansas City Chiefs é uma das equipes invictas na atual temporada da NFL, com vitórias sobre New England Patriots, Philadelphia Eagles e Los Angeles Chargers.

Confira a nota oficial do jogador

“Foco na recuperação, pois meu caminho é longo e meus sonhos são gigantes”.
É com esse pensamento que tenho convivido nos últimos dias e não vou sossegar enquanto não conseguir realizá-los.

Hoje, em conversa com a diretoria do Kansas City Chiefs, entramos em acordo pelo meu desligamento. Faz parte da parte estratégica do time, uma vez que o grupo é grande e os Chiefs precisam controlar o número de atletas no elenco. Minha lesão, na virilha, tem expectativa mínima de seis semanas de tratamento - infelizmente não podia ocupar essa vaga nos Chiefs, já que eles precisam contratar atletas para outras posições deficitárias para manterem o forte ritmo de vitórias na temporada em busca do Super Bowl.

Neste momento, tenho em mente a importância do foco em meu tratamento para que eu consiga voltar a jogar ainda esse ano. Tenho trabalhado intensamente para que a recuperação seja mais rápida, mas com a cabeça tranquila e sem qualquer tipo de pressão para um retorno prematuro. Se houver espaço nos Chiefs, reitero minha preferência e carinho pelo time que me recebeu, caso contrário, a partir do momento em que eu estiver pronto novamente, vou atrás de oportunidades em busca do meu sonho de conquistar um Super Bowl e continuar dando as "bicudas" na maior liga esportiva do mundo.

Obrigado a todos os fãs, amigos e admiradores do meu trabalho pelo carinho e pelas mensagens enviadas nos últimos dias. A energia vinda de vocês me fortalece!

Um abraço,
Cairo Santos