Topo

Astro da NFL se desculpa por resposta machista: "a verdadeira piada sou eu"

Cam Newton, quarterback do Carolina Panthers - Jim Rogash/Getty Images/AFP
Cam Newton, quarterback do Carolina Panthers Imagem: Jim Rogash/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 15h23

Criticado por dar uma resposta machista à pergunta de uma repórter, o quarterback Cam Newton, MVP da NFL há duas temporadas, pediu desculpas pela própria atitude nesta quinta-feira (5), após perder um de seus patrocinadores.

"Eu entendo que a minha escolha de palavras foi extremamente degradante e desrespeitosa às mulheres. Não foi essa a minha intenção. Se você se ofendeu com o que eu disse, peço sinceras desculpas", começou ele. As declarações foram feitas em um vídeo publicado em sua conta do Twitter.

"Como homem, tento ser um modelo positivo para a minha comunidade e tento usar minha imagem para inspirar outros. Assumo o responsabilidade de tudo o que vem com isso. O que eu disse foi muito inaceitável. Eu sou pai de duas lindas meninas e tento inspirá-las a serem tudo o que quiserem ser. Nesse processo, eu já perdi patrocinadores e muitos fãs, e aprendi que a verdadeira piada aqui sou eu. Não sejam como eu, sejam melhores", encerrou.

A Danone rompeu o acordo que tinha com o atleta, usado pela marca como garoto-propaganda de uma linha de iogurtes gregos. “Estamos chocados e decepcionados com o comportamento e os comentários de Cam Newton com relação a Jourdan Rodrigue (jornalista responsável pela pergunta), os quais enxergamos como sexistas e depreciativos a todas as mulheres”, diz um comunicado da empresa.

“É inteiramente inconsistente com nosso comprometimento de buscar igualdade e inclusão em todo ambiente de trabalho. Apenas não é certo menosprezar alguém baseado em gênero”, completou.

Newton fez o comentário ofensivo na quarta-feira (4), durante uma entrevista após os treinos dos Panthers. “Eu sei que você tem muito orgulho quando vê seus recebedores jogando bem. Devin Funchess parecia estar realmente abraçando a fisicalidade de suas rotas e recebendo essas jardas extras. Isso lhe dá um pouco de prazer?”, perguntou Rodrigue, repórter do jornal “Charlotte Observer”.

“É engraçado ouvir uma mulher perguntando sobre rotas”, declarou Newton, no começo de sua resposta. Rodrigue rebateu horas depois no Twitter: “Não acho ‘engraçado’ ser uma mulher e falar sobre rotas. Acho que é o meu trabalho.”

Internautas voltaram na linha do tempo da jornalista e acharam três comentários com termos racistas publicados por ela, pelos quais Rodrigue se desculpou. “Não há desculpa para esses tuítes e o sentimento por trás deles. Estou profundamente arrependida”, afirmou.