Topo

Vice-presidente dos EUA deixa jogo de futebol americano devido protestos

Todd Heisler/The New York Times
Imagem: Todd Heisler/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

08/10/2017 14h42

A polêmica briga por causa de manifestações durante o hino nacional americano em partidas de futebol americano parece ainda não ter acabado. Neste domingo (8), o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence foi embora do jogo entre Indianapolis Colts e San Francisco 49ers antes do início da partida por causa de atletas que se manifestaram durante o protocolo.

Em sua conta oficial no Twitter, Pence disse que não concordar com as ações. "Eu fui embora do jogo dos Colts hoje porque o presidente Trump e eu não iremos engrandecer nenhum evento que desrespeita nossos soldados, nossa bandeira, ou o nosso hino nacional", escreveu.

O presidente Donald Trump comentou o ocorrido em seu Twitter. "Eu ped para o vice-presidente Pence deixar o estádio se algum jogador se ajoelha-se, desrespeitasse nosso país. Eu estou orgulhoso dele e da segunda dama Karen", disse.

Cerca de 20 atletas do San Francisco 49ers se ajoelharam em protesto às falas de Trump e o racismo nos Estados Unidos.

O jogo entre Colts e 49ers marcava a aposentadoria da camisa de Peyton Manning. O quarterback foi ídolo do time e campeão em 2006, além de ser considerado por quatro anos o melhor jogador da liga.