Brasil goleia Argentina e vence eliminatórias sul-americanas no futebol de areia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Diego Mendes/ Divulgação

    Brasileiros comemoram classificação para Copa do Mundo de futebol de areia

    Brasileiros comemoram classificação para Copa do Mundo de futebol de areia

As eliminatórias sul-americanas de futebol de areia, disputadas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, garantem três vagas na Copa do Mundo 2011 da modalidade. Assim, ao chegar na final Brasil e Argentina já estavam classificados para o mundial. Com a vitória por 6 a 2 na decisão realizada neste domingo, o Brasil garante também o título da competição.

Diferentemente do futebol de grama, no futebol de areia é comum que as camisetas de seleção contenham patrocínio. Mesmo assim, o Brasil surpreende nesta competição por uma camisa com tantos patrocínios quanto os clubes brasileiros de futebol, com marcas ocupando mangas, frente e costas da amarelinha.

No jogo, o primeiro tempo foi de domínio brasileiro, que não se converteu em gol. Pela primeira vez o Brasil terminou um período sem marcar na competição. O goleiro argentino Mendoza se destacava com grandes defesas, e Benjamin chegou a acertar a trave em uma cobrança de falta.

O jogador Daniel também ameaçou ao tentar de bicicleta, em seu último lance de perigo antes de quebrar o dedo do pé e ser substituído. Assim como no caso do goleiro Júlio Cesar, do Corinthians, a contusão de Daniel chamou atenção por conta do claro deslocamento que o dedo sofreu, ficando completamente torto.

O segundo período parecia repetir o cenário do primeiro, com boas defesas de Mendoza. Mas próximo a metade do tempo, André abriu o placar em cobrança de falta, e a Argentina teve que se abrir um pouco mais, favorecendo os ataques brasileiros pelas laterais.

André fez jogada pela direita e cruzou, o argentino Dallera foi cortar e acabou marcando contra.

No terceiro período, o camisa 9 argentino Ezeiza marcou um golaço de bicicleta e diminuiu para 2 a 1, mas logo em seguida Buru cruzou da esquerda e Sidney – irmão do volante Rodrigo Souto, ex-jogador do São Paulo-  completou para o gol vazio.

Com 7 minutos para o final, Buru sofreu pênalti, que ele cobrou rasteiro para o quarto do Brasil. Em falha do goleiro Mão, Ezeiza aproveitou e novamente diminuiu para os argentinos. Houve tempo ainda para Benjamin marcar com um chute forte após passe de Sidney e Anderson fazer de falta numa cobrança feita do campo de defesa, selando o placar em 6 a 2 para o Brasil.

Bruno terminou a competição como artilheiro, com 12 gols, e foi eleito o melhor jogador.

Com o título, o Brasil ficará com a cabeça de chave no Grupo D da Copa do Mundo Fifa, junto com Ucrânia, Japão e México. A Argentina foi para o grupo de Portugal, equipe com tradição na modalidade. Completam a chave El Salvador e Omã. A terceira vaga sul-americana é da Venezuela, terceira colocada na competição. A competição começa no dia 1º de setembro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos