Santos mira lucros e evita gastos ao trocar futsal e feminino por beach soccer e futevôlei

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação

    Jogador do Santos durante disputa do Campeonato Brasileiro de futebol de areia

    Jogador do Santos durante disputa do Campeonato Brasileiro de futebol de areia

No começo do ano o Santos acabou com suas equipes de futsal e futebol feminino, alegando que os gastos com os times dos craques Falcão e Marta eram muito altos. Agora, menos de quatro meses depois, o clube volta a apostar em modalidades fora do futebol de campo, com a criação de times de beach soccer e futevôlei.

Questionada sobre uma possível contradição ao criar as duas novas modalidades após ter encerrado outras duas mais tradicionais por falta de verba, a diretoria do Santos alega que, diferentemente do futsal e futebol feminino, o beach soccer e futevôlei não geram gastos e ainda podem dar lucros ao clube.

O Santos fez uma parceria com a promotora de eventos Koch Tavares, que organiza o Campeonato Brasileiro de beach soccer. A empresa teve a responsabilidade de equilibrar a competição escolhendo os jogadores para os clubes.

"As modalidades não têm custos, elas se pagam, nós precisamos apenas ceder os uniformes e o escudo do clube. Nós temos um acordo com o patrocinador, e ficamos com uma parte do lucro. Trabalhamos em conjunto com a Koch Tavares, fizemos algumas ponderações e escolhemos alguns jogadores", disse o gerente de marketing do clube, Armênio Neto.

O encerramento das modalidades - futebol feminino e futsal – gerou polêmicas no Santos no início desta temporada. O clube alegou que a falta de patrocinadores interessados em divulgar suas marcas nos esportes foi determinante para fechar as portas para as modalidades.

"A comparação é essa (das quatro modalidades). O Santos teria que remunerar as modalidades com seu caixa. Além disso, as duas novas modalidades são na praia, combina muito com a cidade de Santos", disse Neto.

Atletas renomados nas duas modalidades

O Santos conta com atletas consagrados no futebol de areia, como os defensores Buru, craque da seleção brasileira, Alan Cavalcanti, brasileiro naturalizado português e um dos melhores jogadores do mundo, e Luciano Franceschini, capitão da seleção argentina, além do atacante Bruno Malias, um dos principais atletas do Brasil. Já a dupla de futevôlei é formada pelos campeões Bello e Vinicius.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos