Mundial de futebol de areia tem haka do Taiti e pai e filho atuando juntos

Do UOL, em São Paulo

Mundial de Futebol de Areia-2013
Mundial de Futebol de Areia-2013

O segundo dia do Mundial de futebol de areia, disputado no Taiti, foi protagonizado pelos donos da casa e seus vizinhos nesta sexta-feira. O carismático Taiti, que ganhou o coração dos brasileiros com sua seleção de futebol de campo durante a Copa das Confederações, começou bem a competição em casa e, com direito ao haka, a tradicional dança típico do povo Maori, antes do jogo, bateu os Emirados Árabes Unidos por 3 a 2.

O haka taitiano é diferente do sempre visto antes de jogos da seleção da  Nova Zelândia de rúgbi: neste caso, os taitianos dançam uma versão específica criada para eles por um instituto cultural da Polinésia Francesa, logo após o Taiti conquistar a vaga no Mundial da modalidade de 2011.

Outro resultado surpreendente e a favor de um pequeno país da Oceania nesta sexta foi a vitória das Ilhas Salomão sobre a Holanda, por 2 a 0. O baixo placar para os padrões do futebol de areia igualou o recorde de menos tentos em uma só partida da história da competição (Argentina 2 x 0 Espanha em 2008 e Ucrânia 1 x 1 México em 2011).

E outro recorde foi batido neste jogo: o holandês Roel Liefden se tornou o mais velho jogador a entrar em campo para uma partida de Mundial da modalidade, aos 46 anos e 7 meses de idade. Além disso, ele atuou ao lado do filho, Diego Liefden, de 23 anos.

Nos outros jogos do dia, a Espanha bateu os Estados Unidos por 5 a 4 com direito a gol de bicicleta do meio de campo e lidera o Grupo A, por ter feito mais gols que o Taiti; e a Argentina derrotou El Salvador por 4 a 1 e lidera o Grupo B, à frente das Ilhas Salomão.

O Brasil, que estreou com vitória sobre o Irã por 4 a 1, volta a campo no sábado, contra a Ucrânia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos