UOL Esporte Campeonato Alagoano
 
16/01/2010 - 07h00

Sem maior campeão da história, Alagoano começa com ASA buscando afirmação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CLUBES PARTICIPANTES

ASA
Corinthians-AL
Coruripe
CRB
CSE
Murici
União
Santa Rita

A 80ª edição do Campeonato Alagoano começa neste sábado com um desfalque importante entre os dez clubes que disputam o título. Maior campeão da história com 37 conquistas, o CSA foi rebaixado na última edição e neste ano vai disputar a segunda divisão. Por conta disso, não terá nesta temporada o duelo das duas equipes de maior torcida do Estado, o Clube de Regatas Brasil (CRB) e Centro Sportivo Alagoano (CSA).

Campeão da última edição do Estadual, a Agremiação Sportiva Ararapiraquense (ASA) entra como um dos principais favoritos para conquistar o título. Anteriormente conhecida por eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil de 2002, a equipe cresceu depois deste feito, venceu três vezes o Alagoano, se tornou o maior vencedor da década com cinco conquistas e na última temporada conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Buscando se firmar entre os grandes de Alagoas, o clube contratou nove jogadores.

Já o CRB, segundo maior campeão com 25 títulos, não conquista o Campeonato Alagoano desde 2002. Após a péssima campanha na última Série C do Brasileirão, quando foi eliminada na primeira fase, a equipe tem como único foco a disputa do torneio estadual. Como não ficou entre os três primeiros na última edição, o clube não disputará a Copa do Brasil nesta temporada.

TODOS OS CAMPEÕES

Clube
Títulos
CSA
37
CRB
25
ASA
6
Capelense
3
Santa Cruz
2
Ferroviário
2
Coruripe
2
Alexandria
1
Barroso
1
Corinthians Alagoano
1

A competição estava marcada para começar no último dia 13 de janeiro, mas a Federação Alagoana de Futebol (FAF) adiou o início do torneio. A decisão foi tomada em função da falta de estádios para a prática do futebol. Das nove praças vistoriadas pela comissão da entidade, apenas duas foram aprovadas pelo Corpo de Bombeiros de Maceió e pela Polícia Militar: o estádio Gerson Amaral, em Coruripe, e o estádio Nelson Peixoto Feijó, em Maceió.

Depois de uma nova vistoria, sete das nove praças foram aprovadas e vão receber jogos neste Estadual. Os estádios Alfredo Leahy, da cidade de Penedo, e Orlando Gomes de Barros, de União dos Palmares, foram vetados pela FAF. Por conta disso, as partidas da segunda rodada entre Penedense x Santa Rita e União x Ipanema tiveram seus locais alterados para os municípios de Coruripe e Murici, respectivamente. Os dois clubes correm atrás de novos laudos para terem suas “casas” liberadas.

O regulamento da competição mudou em relação ao da temporada 2009. Neste ano, na primeira fase (chamada de Turnão) os clubes jogarão entre si em turno e returno, classificando-se as quatro melhores equipes para a semifinal. O campeão desta fase já estará automaticamente na final da competição.

A semifinal será disputada em mata-mata com cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º) e jogos de ida e volta, com as equipes de melhor campanha realizando a segunda partida em casa. Se o vencedor desta fase for o mesmo do Turnão, ele se sagrará campeão alagoano. Caso contrário, o título será disputado em duas partidas pelos vencedores das duas etapas. Os dois últimos colocados do Turnão serão rebaixados para a segunda divisão.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host