Topo

Jogo do Alemão é cancelado após tentativa de suicídio do juiz do confronto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/11/2011 13h29

A partida entre Colônia e Mainz, que aconteceria neste sábado pelo Campeonato Alemão, foi cancelado. Segundo o jornal Bild, o árbitro Babak Rafati, que apitaria o confronto, foi encontrado desacordado no seu hotel após tentar o suicídio e as autoridades esportivas decidiram adiar o compromisso. 

O caso rapidamente ganhou as manchetes de todos os jornais do país europeu. Apesar do susto, Rafati passa bem. Theo Zwanziger, presidente da Federação Alemã de Futebol, confirmou que o quadro do juiz é estável e que ele terá de ser assistido de perto pela equipe médica nos próximos dias. 

Descendente de iranianos, ele é juiz do Campeonato Alemão desde 2005 e chegou a arbitrar partidas entre seleções. Rafati foi visto no bar do hotel Hyatt de Colônia, onde ele estava hospedado, na noite da última sexta. Neste sábado, ele chamou a atenção dos colegas assistentes ao se atrasar na chegada ao estádio. Preocupados, os colegas voltaram ao hotel e abriram a porta do quarto com a ajuda dos funcionários do local. 

"Eu vou pedir a vocês que me poupem de dar detalhes do que eles viram no quarto. Depois dessas horas é possível dizer que ele está fora de perigo, e os assistentes que o ajudaram estão contentes com isso", disse Zwanziger. 

"Eu o conhecia muito bem porque ele era de Hannover. A notícia meu deixou chocado", disse Mirko Slomka, técnico do Hannover 96, em entrevista ao Bild

A causa da tentativa de suicídio é um mistério até o momento. O caso de Rafati é o segundo a assustar o futebol germânico nos últimos anos. Em novembro de 2009, Robert Enke, goleiro da seleção e do Hannover 96, se matou em um cruzamento ferroviário na cidade de Hannover, deixando esposa, uma filha adotiva e muitos fãs do esporte alemão em choque.