Topo

Bayern vence com gol de letra e conquista título alemão com seis rodadas de antecedência

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 12h22

O Bayern de Munique conquistou neste sábado, pela 23ª vez na história, o título do campeonato alemão. A taça foi garantida com uma vitória fora de casa sobre o Eintracht Frankfurt, por 1 a 0, gol de Bastian Schweinsteiger. Mais do que a conquista, a equipe alcançou um incrível recorde: levou o título com seis rodadas de antecedência, marca jamais alcançada na história da Bundesliga.

O recorde anterior pertencia ao próprio Bayern: em 1973 e em 2003, a equipe havia conquistado a taça com quatro rodadas para o final do campeonato. A equipe de Munique também recupera, assim, a condição de principal equipe do país: nas duas últimas temporadas, a taça havia ficado com o Borussia Dortmund.

Agora, além de se focar na luta pelo título da Liga dos Campeões, na qual enfrenta a Juventus na próxima quarta-feira (venceu a partida de ida por 2 a 0, em casa), o Bayern pode tentar outra marca histórica: com 18 pontos ainda em disputa, o Bayern pode chegar a até 93 pontos. O recorde atual pertence ao Borussia Dortmund da última temporada, que levou a taça com 82 pontos.

  • Jogadores do Bayern jogam o treinador Jupp Heynckes para o alto após se tornarem campeões alemães de 2013

Na partida deste sábado, diferentemente da última semana, quando goleou o Hamburgo por incríveis 9 a 2, o Bayern sofreu. Apesar de pressionar durante o primeiro tempo, o jogo foi para o intervalo em 0 a 0. 

O sufoco só acabou quando Bastian Schweinsteiger abriu o placar com um golaço, aos sete minutos da segunda etapa. Ele aproveitou cruzamento de Lahm direita e, de letra, tocou na saída do goleiro.

O lindo lance pareceu que conteria a empolgação do Eintracht que, além de tentar evitar ver o rival levantar a taça em seu estádio, ainda briga por vaga na próxima Liga dos Campeões. Mas não foi o o que ocorreu.

O Bayern voltou a passar sufoco a partir do gol e, até o final dos quatro minutos de acréscimos estipulados pelo árbitro, sofreu pressão. O goleiro Neuer precisou realizar uma série de defesas difíceis.

Porém, quando o árbitro apitou, o Bayern pode comemorar seu 23° título alemão. A equipe é a maior detentora de taças do país, com 14 a mais que o Nuremberg, que possui nove títulos.