Topo

Torcedores do Dortmund atacam visitantes em jogo do Alemão; 28 são presos

AFP PHOTO / SASCHA SCHUERMANN
Imagem: AFP PHOTO / SASCHA SCHUERMANN

Do UOL, em São Paulo

05/02/2017 18h23

Policiais alemães confirmaram neste domingo (05) a prisão de 28 pessoas por distúrbios causados antes da partida entre Borussia Dortmund e Red Bull Leipzig no sábado. Torcedores do time da casa atacaram parte dos 8,5 mil visitantes que foram ao Signal Iduna Park acompanhar a partida, então começou a confusão.

“Antes do jogo, no bairro Strobelallee (perto do estádio), pedras e latas foram lançadas na direção de um grupo de torcedores do Leipzig”, informa a polícia por meio de nota. Os torcedores detidos portavam explosivos e foram encaminhados à delegacia por atos violentos e desordem pública.

Segundo o jornal alemão Bild, dez pessoas foram hospitalizadas devido aos problemas nas cercanias do estádio. Imagens gravadas fora do estádio mostram a tensão com a proximidade das duas torcidas. É possível ver, entre os fãs do Leipzig, muitas mulheres e crianças (veja o vídeo abaixo).

Há uma certa intolerância com o Leipzig no futebol alemão, pois o clube foi comprado recentemente pela Red Bull. Foi o dinheiro da empresa de energéticos que fez a equipe crescer e chegar a liderar a atual edição da Bundesliga. Dentro do estádio, a torcida do Dortmund mostrou faixas com mensagens contra os "clubes SA", que são controlados por empresas.

Em comunicado oficial, o Borussia Dortmund disse “fazer tudo que for possível para esclarecer esta atitude indevida por parte de certos torcedores”. O clube estuda as sanções a serem impostas a quem for identificado como causador do tumulto.