Topo

Bayern goleia em jogo marcado por festa e despedida de Lahm e Xabi Alonso

Do UOL, em São Paulo

20/05/2017 11h00

Antes do Bayern de Munique vencer o Freiburg por 4 a 1 pela última rodada do Campeonato Alemão com gols de Robben, Vidal e Ribery – Petersen descontou para os visitantes – , a Allianz Arena se emocionou com as homenagens aos atletas que penduram a chuteira no fim desta temporada: Philipp Lahm, aos 33 anos, Xabi Alonso, aos 35, e Tom Starke, aos 36.

Os dois primeiros foram campeões do mundo pelas seleções da Alemanha e da Espanha em 2014 e 2010, respectivamente. Lahm já havia se despedido da equipe de seu país após a Copa do Mundo disputada no Brasil. Neste sábado, deixou o campo aos 40 minutos do segundo tempo para a entrada de Rafinha e foi abraçado por todos os colegas.

Lahm recebe homenagem antes de partida do Bayern na Allianz Arena - Michaela Rehle/Reuters - Michaela Rehle/Reuters
Imagem: Michaela Rehle/Reuters

O lateral alega que optou pela aposentadoria ao perceber que já não consegue mais render 100% de seu futebol. “Como capitão do time, quero dar o exemplo. Se queremos que todos os jogadores deem 100% de si, eu sinto que não posso mais fazer isso”, afirmou Lahm.

Xabi Alonso, por sua vez, disse ao Marca que sentirá saudade até do cheiro do gramado. Revelado pela Real Sociedad, o volante passou pelo Eibar antes de marcar época no Liverpool e no Real Madrid. Começou a defender o Bayern em 2014 e deixou o jogo desta tarde aos 37 do segundo tempo.

Conforme as homenagens ocorriam no gramado, o Bayern se manifestava nas redes sociais. “Isso não está acontecendo de verdade, está?”, questionou o Twitter oficial do clube. O goleiro Tom Starke também encerra a carreira neste sábado.