Bayern perde a primeira na Alemanha e confirma "sina" contra rival

Do UOL, em São Paulo

  • KAI PFAFFENBACH / REUTERS

    09.set.2017 - Jogadores do Hoffenheim comemoram um dols gols da vitória sobre o Bayern de Munique

    09.set.2017 - Jogadores do Hoffenheim comemoram um dols gols da vitória sobre o Bayern de Munique

O Bayern de Munique deu adeus neste sábado (09) aos 100% de aproveitamento e à invencibilidade na temporada 2017/2018 do Campeonato Alemão. Jogando fora de casa, o time comandado pelo italiano Carlo Ancelotti foi superado por 2 a 0 pelo Hoffenheim, que com isso confirmou um retrospecto extremamente favorável diante dos rivais.

Na temporada passada, quando o Bayern de Munique conquistou seu quarto título consecutivo no certame nacional, o Hoffenheim foi o único time que não perdeu para o gigante (venceu por 1 a 0 em casa e empatou por 1 a 1 como visitante).

Aquela derrota por 1 a 0 em Hoffenheim foi especialmente dramática para o Bayern. O time de Munique vinha de 20 jogos sem perder na liga nacional, mas visitou Hoffenheim em abril, na reta final da temporada, e acabou suplantado.

KAI PFAFFENBACH / REUTERS

O mesmo roteiro, cinco meses depois

O vencedor, contudo, não foi a única coisa que se repetiu entre os dois jogos realizados em Hoffenheim. Assim como havia acontecido na partida de abril, os donos da casa abriram mão da posse de bola neste sábado e preferiram compactar as linhas para impedir que o Bayern fosse além da intermediária.

Mais do que a estratégia, o que funcionou para os mandantes foi a ineficiência do ataque do Bayern. O time visitante finalizou 22 vezes, enquanto os mandantes precisaram de apenas cinco tentativas para chegar a dois gols.

Gandula ajuda Hoffenheim a construir vitória

Quando o Bayern já dominava, o Hoffenheim contou com uma ajuda externa para abrir o placar. Aos 27min do primeiro tempo, quando Hummels isolou uma bola para a lateral, Kramaric recebeu a bola rapidamente e cobrou o arremesso na direção de Uth, que teve liberdade para concluir para as redes.

Gol aumenta pressão do Bayern de Munique

Em desvantagem, a equipe visitante adiantou suas linhas e passou a ter mais presença no campo de ataque. Com isso, empilhou chances e transformou o goleiro Baumann num dos nomes do primeiro tempo.

Aos 6min da etapa final, contudo, o Hoffenheim conseguiu arrefecer esse ímpeto. Uth recebeu cruzamento de Zuber e finalizou rasteiro, de pé esquerdo, sem chance de defesa para Neuer: 2 a 0 para os anfitriões.

KAI PFAFFENBACH / REUTERS

Bayern se desestrutura depois do segundo gol

A posse de bola continuou com os visitantes. A organização, contudo, limitou-se ao Hoffenheim depois do segundo gol. A equipe da casa teve mais paciência para destruir do que seus rivais para construir. Com isso, ainda que tenham trocado mais passes e frequentado mais o setor ofensivo, os jogadores da equipe de Ancelotti criaram menos.

Como fica o Campeonato Alemão depois do resultado

Três times somaram sete pontos nas três primeiras rodadas do Campeonato Alemão (Borussia Dortmund, Hoffenheim e Hannover, que ocupam essa sequência de posições no topo da tabela porque têm uma diferença no saldo de gols).

Os três também são os invictos restantes no Campeonato Alemão. São seguidos na tabela por RB Leipzig (quarto) e Bayern de Munique (quinto) e Hamburgo (sexto), todos com seis pontos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos