UOL Esporte Campeonato Argentino
 
02/08/2010 - 12h56

Morre ex-zagueiro e treinador argentino Pedro Dellacha, o "Don Pedro del área"

Das agências internacionais
Em Buenos Aires (Argentina)

O ex-zagueiro e treinador argentino Pedro Dellacha, conhecido como “Don Pedro del Área” por seu jogo duro, morreu no último sábado em Buenos Aires, aos 84 anos, após padecer de uma doença degenerativa não informada.

Dellacha começou sua carreira no Quilmes, onde jogou entre 1947 e 1951, para depois se transferir ao Racing, onde ficou até 1958. Em seguida, jogou no Necaxa do México, clube onde se aposentou em 1965.

Internacionalmente, fez parte da seleção argentina campeã das Copas América de 1955 e 1957, além da fraca campanha dos sul-americanos na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, vencida pelo Brasil.

Como treinador, esteve no comando de diversas equipes argentinas – FerroCarril Oeste, Lanús, Platense, San Lorenzo, Independiente, Racing e Huracán.

Foi pelo Independiente que conseguiu seus maiores êxitos: a conquista das Copas Libertadores de 1972 e 1975, além da Copa Intercontinental de 1973, em cima da Juventus da Itália.

Também treinou equipes de fora da Argentina, como o Celta de Vigo (Espanha), Nacional (Uruguai), Millonarios (Colômbia), Monterrey e Santos Laguna (México) e Alianza Lima (Peru).

O corpo será enterrado nesta segunda-feira, na capital argentina.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host