Topo

Boca volta a conquistar título argentino após 3 anos e pega o Flu na Libertadores 2012

Torcida do Boca Jrs. faz a festa na partida deste domingo com o Banfield - AFP/Alejandro PAGNI
Torcida do Boca Jrs. faz a festa na partida deste domingo com o Banfield Imagem: AFP/Alejandro PAGNI

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/12/2011 22h05

Classificação e Jogos

O Boca Juniors dependia de um empate com o Banfield neste domingo para voltar a ser campeão argentino após três anos. No entanto, a equipe do técnico Julio Cesar Falcioni derrotou o adversário sem dificuldades por 3 a 0 em La Bombonera e assegurou o título do Torneo Apertura de forma antecipada.

  • EFE/Cezaro De Luca

    Cvitanich bate para marcar um de seus dois gols na vitória do Boca Jrs. sobre o Banfield neste domingo

Com 39 pontos e ainda invicto, o Boca Juniors já não pode ser mais alcançado pelos adversários diretos nas duas rodadas restantes da competição. Além do título, a equipe mais popular da Argentina também conheceu seu rival brasileiro na edição 2012 da Libertadores. Os hexacampeões sul-americanos vão duelar com o Fluminense na fase de grupos.

O Boca Juniors integra o grupo 4 da Libertadores, junto com o Fluminense, que assegurou neste domingo a vaga direta no estágio de chaves, graças à 3ª colocação no Brasileirão.

O grupo 4 também contará com o Zamora, clube da Venezuela, e com uma equipe que sai da “pré-Libertadores”, no confronto entre um representante argentino e outro peruano.

Campeão da Libertadores em seis oportunidades (1977, 78, 2000, 2001, 2003 e 2007), o Boca Juniors não disputa o torneio sul-americano desde 2009, quando perdeu surpreendentemente para o Sporting Cristal.

Boca e Fluminense se enfrentaram em um "mata-mata" na edição 2008 da Libertadores, quando a equipe carioca eliminou os argentinos na semifinal e foi à decisão contra a LDU.

No jogo deste domingo, o Boca Juniors praticamente definiu o título com dois gols de Dario Cvitanich. Após o intervalo, Diego Rivero ampliou para a equipe de Buenos Aires. Apesar de dores, o ídolo Juan Román Riquelme foi a campo na etapa final e participou da conquista.

VEJA COMO FOI O JOGO E A FESTA DO BOCA