Topo

Não tem pré-temporada mais dura: treino na madrugada e 4 atividades por dia

Do UOL, em São Paulo

21/01/2016 06h00

Classificação e Jogos

Se um jogador profissional de futebol reclamar dos treinos puxados neste início de ano, muito provavelmente ele não viu como é a rotina dos atletas do Deportivo Riestra, da Argentina. A pré-temporada do time que disputa a terceira divisão é curiosa e muito, muito puxada: os jogadores fazem a primeira atividade às 3h30; a última é às 18h.

Ao todo, são quatro treinos diários, com início às 3h30, 7h, 10h30 e 18h. As atividades são intercaladas por descansos com duração de 1h45 a 3h30. Mesmo na madrugada, no entanto, o maior período para os jogadores dormirem é de apenas 4h45, entre às 22h30 e 3h15, hora que eles acordam para o primeiro treino.

Vídeos publicados pelo Deportivo Riestra mostram que o exercício da madrugada não é dos mais simples. A atividade combina musculação, corrida e arrancadas e é realizada em uma quadra coberta. Ao fundo, é possível ver o céu ainda escuro.

“Temos essa rotina por ideia do clube, não da nossa comissão técnica. Isso serve apenas para melhorar a atitude e o comprometimento do elenco”, contou o treinador do Riestra, Pedro Bocca, em entrevista ao Clarín. “Não há fundamento [para horários tão cedo] desde o ponto de vista fisiológico”, completou.

O Riestra disputará neste ano a Primera B, equivalente à terceira divisão argentina. O time conseguiu dois acessos nos últimos meses e ficou conhecido por algumas atitudes inusitadas recentemente, como a contratação de Diego Maradona como técnico para apenas um jogo e a escalação de um goleiro como zagueiro para aproveitar sua altura.