UOL Esporte Campeonato Baiano
 
23/04/2010 - 20h04

Em decisão estadual, Bahia tenta quebrar hegemonia do Vitória na década

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Além da disputa pelo título estadual de 2010, a final entre Bahia e Vitória, que começa no próximo domingo, marca a tentativa do tricolor de encerrar uma década de domínio rubro-negro dentro do estado. Maior campeão baiano da história, a equipe de Renato Gaúcho vive um jejum de nove anos sem conquistar um título no Baianão.

Nos duelos diretos ao longo da história, a margem de vantagem do Bahia ainda é grande. São 171 vitórias do tricolor contra 122 do rubor-negro, além de 127 empates. A última década, entretanto, foi especialmente cruel para o clube de maior torcida da Bahia, que tem visto a vantagem diminuir ano após anos. Na última década, por exemplo, foram 20 trunfos do Vitória contra 15 do Bahia.

Em decisões estaduais, a superioridade recente do Vitória é ainda maior. Além de viver um jejum de nove anos sem títulos estaduais, o Bahia foi derrotado pelo rival soteropolitano nas últimas três decisões. “Precisamos conquistar esse título, pois a nossa torcida espera muito pelo fim desse jejum. Temos o dever de não decepcioná-los. Trabalhamos e superamos várias dificuldades ao longo do campeonato e não podemos deixar isso cair no esquecimento no futuro”, destacou o técnico Renato Gaúcho durante a semana, deixando clara a importância da decisão que começa no próximo fim de semana.

A decadência do Bahia nos confrontos contra o Vitória foi uma conseqüência direta do mau momento vivido pelo próprio clube tricolor ao longo da década, que teve sua pior fase com a presença na Série C do Brasileirão, em 2006 e 2007.

Este ano, o Bahia chega à final do Baianão embalado por uma série de 15 jogos sem derrota. A primeira partida da final será no estádio Pituaçu, casa do tricolor. O jogo de volta acontece no estádio Barradão, uma vez que o rubro-negro teve a melhor campanha do campeonato.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host