Topo

Alemão - 2019

Bahia divulga nota para defender Ba-Vi com torcida única; Vitória se coloca contra

Próximos clássicos entre Bahia e Vitória podem passar a contar apenas com a torcida do mandante - EDUARDO MARTINS/AGÊNCIA A TARDE
Próximos clássicos entre Bahia e Vitória podem passar a contar apenas com a torcida do mandante Imagem: EDUARDO MARTINS/AGÊNCIA A TARDE

Do UOL, em São Paulo

02/04/2012 15h28

Em virtude dos registros de confrontos entre torcidas ocorridos no Ba-Vi do dia 18 de março, realizado no Barradão, a possibilidade de os clássicos serem realizados com apenas uma torcida no estádio - caso exista o encontro entre Bahia e Vitória nas semifinais ou finais do Campeonato Baiano - está sendo cogitada, discutida e será definida em breve.

Diretorias de Bahia e Vitória, porém, não têm a mesma opinião sobre o tema. Enquanto o clube tricolor se mostra favorável à torcida única e apresenta argumentos como ‘preservação à vida’ e a morte recente do torcedor palmeirense na cidade de São Paulo, os rubro-negros se apoiam no trabalho da Polícia Militar e defendem que aficionados dos dois times podem sim estar presentes no mesmo estádio nos clássicos.

Nesta segunda-feira, Bahia e Vitória divulgaram notas em seus sites oficiais defendendo suas posições em relação ao assunto. Confira os principais trechos a seguir:

Argumentos do Bahia

O Esporte Clube Bahia, através do Presidente Marcelo Guimarães Filho e sua diretoria manifesta apoio à ideia de torcida única no estádio, sugestão defendida e lançada em 2009 pela diretoria tricolor.

Reconhecemos o esforço da Policia Militar, do Governo do Estado e do Ministério Público na tentativa de coibir os atos de violência, que muitas vezes acabam atingindo inocentes, como crianças, idosos e famílias pacíficas.

Apesar de todo o investimento em prevenção, os registros de agressões e confusões fora do estádio e até em estações de transporte público distantes do local da partida continuam acontecendo, ferindo torcedores e colocando suas vidas em risco.

Se para tentar preservar a vida e a integridade física dos torcedores, independentemente por qual clube torça, seja necessário ter apenas uma torcida no estádio, então que assim seja feito, nem que seja por experiência, para que possamos ter o parâmetro do que é mais seguro.

Não vamos esperar que vidas de torcedores sejam ceifadas, como ocorreu recentemente em São Paulo, para que tomemos ou pelo menos tentemos dar um basta na violência no futebol baiano.

Argumentos do Vitória

O Esporte Clube Vitória, através de seu Conselho Diretor, vem manifestar seu desacordo quanto à realização, neste presente momento, de clássicos com apenas uma torcida nos estádios.

O ECV entende que a Polícia Militar do Estado da Bahia vem sistematicamente realizando um excelente trabalho nos clássicos, tanto em nosso Santuário quanto no equipamento público do Estádio Governador Roberto Santos. Isto é tão verdadeiro que todos os incidentes ocorridos recentemente nos clássicos ocorreram fora dos estádios.

Risco este que infelizmente continuará, independente dos 10% de torcida visitante que irá aos estádios. Países que diminuíram sistematicamente a violência por conta do futebol não, necessariamente, adotaram esta medida.

Nossas torcidas organizadas tem também cumprido sistematicamente todas as normas acordadas via TAC celebrado com o Ministério Público. A presença de pelo menos 10% de torcida visitante é um direito garantido pelo Estatuto do Torcedor.

Acreditamos no trabalho da Polícia Militar dentro e fora dos estádios.