Topo

Alemão - 2019

Goleiros brilham e garantem 0 a 0 no Ba-vi em jogo tenso com expulsão de Falcão

Souza, do Bahia, disputa lance durante partida contra o Vitória na final do Baiano 2012 - Felipe Oliveira/Agif
Souza, do Bahia, disputa lance durante partida contra o Vitória na final do Baiano 2012 Imagem: Felipe Oliveira/Agif

Do UOL, em São Paulo

06/05/2012 17h58

A decisão do Campeonato Baiano ficou para o próximo domingo. Apesar da vontade das duas equipes, Bahia e Vitória pararam nas boas atuações dos goleiros Marcelo Lomba e Douglas e não saíram do 0 a 0. O jogo ficou tenso no final e até o técnico tricolor Paulo Roberto Falcão foi expulso.

Mesmo sem ter seu treinador na segunda partida da final, o Bahia mantém a vantagem conquistada ainda na primeira fase do estadual. O Bahia foi o primeiro colocado no classificatório e joga por um empate, domingo, no estádio Pituaçu. Se for campeã, a equipe colocará ponto final em um longo de jejum de títulos no estadual, já que a última conquista foi em 2001.

O primeiro tempo não foi bom tecnicamente, apesar de bastante movimentado. O nervosismo tomou conta do clássico no Barradão, com um festival de cartões. Foram cinco no total apenas na etapa inicial, sendo três para o Vitória e outros dois para o Bahia.

Jogando em casa, o Vitória entrou em campo determinado a abrir o placar e impondo pressão sobre o Bahia. Mas tinha dificuldades para superar a forte retranca armada pelo adversário.

O Bahia tinha claramente a proposta de se fechar e sair nos contra-ataques pelo lado direito. A única jogada de perigo era com a dupla Madson e Gabriel, mas sem muito sucesso, já que não era veloz e Saci cobria bem aquele lado.

O Vitória tinha a posse de bola e dominava a partida, mas tinha dificuldades em achar espaços para finalizar. Quando conseguiu, o goleiro Marcelo Lomba fez boas defesas. Já Douglas não encostou na bola até os 40 minutos de jogo.

A etapa final foi marcada pela forte movimentação. As duas equipes saíram em busca do gol e ficaram vulneráveis, deixando o jogo aberto. O Bahia começou melhor e impôs forte pressão, mas parava nas mãos de Douglas.

Na metade do segundo tempo, o Vitória acordou e se lançou ao ataque deixando os torcedores do Bahia apreensivos. O time esteve muito perto de marcar e só não venceu por causa de uma defesa brilhante de Marcelo Lomba após cabeçada de Tartá.

Nos minutos finais, a partida ficou tensa e o clima esquentou. Os jogadores reservas de Vitória e Bahia quiseram invadir o campo, mas foram impedidos pelos companheiros. Aos 33 minutos, o técnico Falcão foi expulso da partida e não comandará o Bahia na segunda partida da final.