Topo

Alemão - 2019

Com parte da torcida mista, Bahia e Vitória iniciam série de Ba-Vi's no ano

Arena Fonte Nova terá 15% da sua área destinada à torcida mista - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte
Arena Fonte Nova terá 15% da sua área destinada à torcida mista Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

Do UOL, em Santos (SP)

09/04/2017 04h00

Bahia e Vitória disputam na tarde deste domingo (9), na Fonte Nova, o primeiro de pelo menos cinco clássicos já confirmados para 2017. O jogo, que fecha a primeira fase do Campeonato Baiano, não vale tanto para as equipes, já classificadas para as semifinais, mas, por se tratar de um Ba-Vi, sempre será encarado como especial para os torcedores, que a partir desta data – 9 de abril – ganham uma novidade e poderão aparecer ‘misturados’ nas arquibancadas.

Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (6), na Federação Bahiana de Futebol (FBF), Bahia e Vitória anunciaram que 15% do estádio serão destinados a uma torcida mista, composta por tricolores e rubro-negros. Por enquanto, a medida vale apenas para os jogos do Estadual, mas a ideia da entidade e dos clubes é estender a prática aos demais campeonatos.

Com a nova medida, o clássico deste domingo contará com a seguinte divisão: 75% destinados aos torcedores do Bahia, 10% aos rubro-negros e 15% à torcida mista - que ficará localizada nos setores leste superior e leste intermediário.

"Não conheço uma família que tenha torcedores de um só dos times. É a tentativa de trazer essas pessoas para dentro do estádio. A gente não quer afastar ninguém, a gente quer agregar, somar", disse Marcelo Sant'Ana, presidente do Bahia.

"Gostaria de dizer que temos a convicção de que medidas como essa fortalecem o futebol do estado. Estamos assinando um acordo baseado no regulamento, estamos tendo preocupação com a segurança do torcedor. Não temos dúvida de que o estádio vai ficar bonito com os torcedores rivais lado a lado. Tudo isso só vai engrandecer o futebol", acrescentou Ivã de Almeida, presidente do Vitória.

Sete Ba-Vi’s em 2017?

Bahia e Vitória já têm pelo menos cinco encontros marcados em 2017. Além do duelo deste domingo (9), as equipes se enfrentam duas vezes pelas semifinais da Copa do Nordeste e outras duas pela Série A do Campeonato Brasileiro. Caso ambos avancem pelas semifinais do Campeonato Baiano, já com confrontos definidos (veja a tabela), serão mais duas partidas pelas finais do Estadual, somando assim sete encontros na temporada.

A primeira delas, deste domingo, pode não valer muito na tabela, mas ainda assim se trata de um Ba-Vi. É com esse espírito que os jogadores dos dois times vão a campo. “Clássico é um jogo importante (...) Queremos manter a invencibilidade, pois isso é importante. A gente sabe da importância dos clássicos, principalmente do Ba-Vi. Clássico se ganha, não se joga. Vamos procurar buscar a vitória da melhor maneira possível”, disse Alan Costa, do Vitória.

“Clássico comove a cidade, movimenta... Temos que pensar jogo a jogo e cada jogo é uma nova história. Temos que estar preparados para não sermos surpreendidos, fazendo o que o professor tem treinado para fazer um grande jogo”, afirmou Régis, meia do Bahia.

BAHIA X VITÓRIA

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 09/04/2017 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas 
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Carlos Eduardo Bregalda Gussen

BAHIA
Anderson; Eduardo, Tiago, Éder e Armero; Juninho, Edson e Régis; Allione, Edigar Junio e Hernane
Técnico: Guto Ferreira

VITÓRIA
Fernando Miguel; Patric, Kanu, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Zé Welison, Cleiton Xavier e Gabriel Xavier; David e Kieza
Técnico: Argel Fucks