Topo

Alemão - 2019

VAR nas finais do Baiano? FBF aguarda 'ok' da Fifa e fala em dividir custos

Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF) - Divulgação
Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF) Imagem: Divulgação

Do UOL, em Santos (SP)

19/03/2018 17h08

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) quer que as finais do Campeonato Baiano, marcadas para os dias 1 e 8 de abril, contem com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR, na sigla original em inglês). A FBF aguarda o ‘ok’ da Fifa para começar a correr atrás dos procedimentos necessários.

A utilização do VAR está prevista no regulamento da competição estadual, que atualmente está na fase de semifinais e conta com Bahia, Bahia de Feira, Juazeirense e Vitória.

“Na reunião do conselho, a Federação disponibilizou no regulamento essa possibilidade. Para dar certo tem que ter a previsibilidade e nós fizemos. Segundo, é fazer uma solicitação a Fifa via CBF e nós já fizemos. Agora é aguardar a resposta da Fifa, que às vezes demora, pois eles analisam os pedidos de várias confederações. Estamos aguardando essa resposta”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, em entrevista ao site Bahia Notícias.

Em seguida, o dirigente explicou qual será o próximo passo para que o VAR esteja presente nas finais do Estadual. “Uma vez que for respondida positivamente, vamos buscar as empresas que produzem o trabalho. Vamos também conversar com a própria CBF para verificar os profissionais envolvidos. Então tem uma série de situações que precisam ser providenciadas depois do aval da Fifa”, acrescentou.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Bahia, que já votou a favor da tecnologia para o Campeonato Brasileiro, apoiará a Federação caso avance às finais. O Vitória, por sua vez, não quer que os clubes sejam os únicos responsáveis pelos custos do VAR e deve analisar a situação se chegar à decisão. Porém, de acordo com o dirigente da FBF, ‘os custos seriam entre todos os envolvidos’.

“A Federação tem que esperar a concordância dos clubes. A FBF tem interesse no árbitro de vídeo para minimizar os equívocos, assim como a própria CBF. Tanto a Federação como a CBF vão colaborar com os custos”, completou.

Bahia de Feira e Vitória definem um dos finalistas do Campeonato Baiano. No primeiro jogo, no Joia da Princesa, deu empate por 1 a 1. A volta acontece no Barradão, sábado (24), às 17h. Na outra semifinal, Bahia e Juazeirense, que empataram sem gols a partida de ida, fazem a segunda partida um dia depois, no domingo (25), na Fonte Nova, às 16h.