Topo

Alemão - 2019

Bahia bate o Vitória no Barradão e conquista o título baiano de 2018

Bahia comemora - Tiago Caldas/Foto Arena/Estadão Conteúdo - Tiago Caldas/Foto Arena/Estadão Conteúdo
Bahia venceu os dois jogos da final diante do Vitória e voltou a conquistar o estadual
Imagem: Tiago Caldas/Foto Arena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/04/2018 17h55

O Bahia conquistou neste domingo o título do Campeonato Baiano de 2018. Jogando no Estádio do Barradão, em Salvador, o time comandado por Guto Ferreira derrotou o arquirrival Vitória por 1 a 0 e faturou o título.

No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o time tricolor já havia vencido por 2 a 1. Assim, o Bahia encerra a série de títulos do Vitória, que havia levantado o troféu em 2016 e 2017.

Ataque pré-jogo a ônibus do Bahia

Na chegada da delegação do Bahia ao Barradão, o ônibus da equipe foi atingido por pedradas. O presidente do clube tricolor, Guilherme Bellintani, reclamou muito da hostilidade e afirmou: no jogo de ida, a delegação rubro-negra foi recebida com a devida segurança.

“O que aconteceu aqui hoje, olha aqui: uma pedra dentro do ônibus. É assim que prega o respeito? Vamos ganhar em campo, vamos jogar bola. Pelo amor de Deus, vamos jogar bola. É assim que se ganha”, desabafou Bellintani, em entrevista ao canal Esporte Interativo.

“O Bahia recebeu o Vitória lá com todo o cuidado, como deve ser no futebol brasileiro. Nossa torcida não mexeu no ônibus do Vitória em hora nenhuma. Como deve ser, em um estádio de verdade. Agora, se acha que a gente tem medo dessas coisas, vão cacarejar em outro lugar”, completou, em tom de provocação.

No primeiro tempo, Vitória domina, mas Bahia oferece perigo

Os primeiros 45 minutos foram de posse de bola no pé do Vitória. Aos 10 min, Juninho saiu na cara de Douglas, mas parou na defesa do goleiro. Um minuto depois, mais pressão rubro-negra nas chances de Nickson e Neilton - Douglas afastou ambas, e a zaga ainda protegeu o gol aberto na terceira oportunidade.

A melhor chance do Bahia veio já nos acréscimos: Edigar rolou para trás pela esquerda e Zé Rafael chutou cruzado, obrigando Fernando Miguel a se esticar para espalmar.

Bahia decide no segundo tempo

Com a vantagem de ter vencido em casa, o Bahia abriu o placar fora de casa logo aos 2 min do segundo tempo. Após bela tabela pela esquerda, Zé Rafael recebeu por cima da zaga e bateu cruzado; Fernando Miguel defendeu, mas Elton pegou o rebote e mandou de cabeça para as redes.

Aos 36 min, o Vitória ainda teve a chance de empatar, mas não aproveitou: pela esquerda Jonatas Belusso saiu na cara de Douglas, mas parou na defesa do goleiro. Melhor para o Bahia, que venceu os dois jogos da decisão e faturou o campeonato.