UOL Esporte Futebol
 
10/10/2009 - 19h52

Ricardo Gomes absolve atacantes e reclama de pouca produção do meio-campo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico Ricardo Gomes eximiu os atacantes Washington, Dagoberto e Borges de qualquer responsabilidade pela derrota por 2 a 1 para o Flamengo, neste sábado no Maracanã. O comandante do São Paulo reconheceu que os jogadores de frente pouco puderam fazer após uma atuação pouco produtiva do setor de meio-de-campo, criticado pelo treinador.

Os jogadores são-paulinos de ataque marcaram apenas quatro gols fora do Morumbi até esta 29ª rodada do Brasileirão, mas Gomes evitou críticas depois do confronto deste sábado. "Quando os atacantes são municiados eu vou cobrar eficácia, mas desta vez a bola chegou pouco neles. Fica difícil exigir", apontou.

A visão de Ricardo Gomes é respaldada pelos números do Datafolha. Titulares, os atacantes Washington e Dagoberto foram acionados em 13 e 21 ocasiões, respectivamente - o reserva Borges recebeu uma bola em 6min em campo. Já os meio-campistas tricolores foram muito mais requisitados: Jean recebeu 22 passes, contra 23 de Jorge Wagner e 30 de Hernanes.

O impacto dessa discrepância pôde ser visto no número de finalizações dos atacantes são-paulinos: zero. A equipe atual tricampeã brasileira, aliás, deu apenas três chutes contra o gol de Bruno durante o jogo, sendo o gol de Hernanes e os arremates para fora de Jean e Hugo.

Ricardo Gomes tentou encontrar na defesa as respostas para esses números, mas foi encontrar causas mais concretas no setor de meio-de-campo, que acabou tendo atuação apática.

"Ficamos muito atrás, e talvez isso tenha explicação na modificação da defesa. Estamos acostumados a jogar com a defesa mais à frente, pois o André Dias e o Miranda têm essa característica", comentou o treinador, citando os dois zagueiros que desfalcaram o time neste sábado: o primeiro está suspenso, enquanto o segundo serve a seleção brasileira.

"Os atletas que jogaram hoje [sábado] têm características de atuar mais embaixo, mas nosso meio-de-campo poderia ter feito mais. Acho que eles jogaram pouco", acusou o comandante.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host