UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
15/05/2010 - 07h01

Contra Grêmio Prudente em busca de recuperação, Atlético-MG quer embalar

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Contra o Grêmio Prudente “mordido” pela goleada sofrida para o Avaí, por 6 a 1, o Atlético-MG estreia fora de casa no atual Brasileirão, em busca de seu segundo triunfo no certame, para confirmar na prática o discurso de Vanderlei Luxemburgo de que o clube é candidato ao título. No jogo marcado para 18h30, no estádio Eduardo José Farah, o time atleticano quer chegar aos seis pontos em duas rodadas, enquanto o adversário tentará provar que o péssimo resultado na rodada de abertura foi um acidente.

Ao contrário do Grêmio Prudente, que no Brasileiro passado era Grêmio Barueri, o Atlético-MG começou bem a competição. Derrotou o Vasco, por 2 a 1, no Mineirão, em partida tranqüila no primeiro tempo, que quase se complicou na etapa final. Mas, como destacaram jogadores e Vanderlei Luxemburgo, após a estreia, o importante foram os três pontos.

De acordo com o planejamento atleticano para os sete jogos antes da paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul, é importante somar o maior número possível de pontos, aproveitando-se ao máximo o fato de o Atlético estar focado apenas nessa competição, o que não acontece com outros oito participantes que dividem suas atenções com a Libertadores e Copa do Brasil.

“Não basta vencer os jogos em casa, que isso é obrigação. É preciso também beliscar pontos nos jogos fora”, afirmou o atacante Diego Tardelli, que ao lado de Adriano, do Flamengo, foi artilheiro do Brasileiro de 2009 e que espera marcar o seu primeiro gol na competição deste ano. No triunfo sobre o Vasco, o goleador atleticano teve participação direta nos dois lances que garantiram a vitória da equipe, mas não fez o seu.

Jogando longe do Mineirão, no Brasileiro do ano passado, o Atlético-MG teve um bom início, mas caiu de rendimento e, no final, acabou perdendo nove vezes em 18 partidas. A primeira derrota longe de seus domínios foi exatamente para o Grêmio Barueri, por 4 a 2. O time de Luxemburgo quer escrever outra história como visitante este ano. A intenção é fazer uma campanha equilibrada dentro e fora de casa.

No Grêmio Prudente, o técnico Toninho Cecílio quer evitar que a goleada sofrida na estreia afete o rendimento dos jogadores no primeiro jogo como mandante e quer o grupo concentrado na busca da reabilitação. “É preciso saber enfrentar esse tipo de situação (derrota). Temos um adversário difícil na próxima rodada e nossa equipe irá chegar fortalecida para a disputa contra o Atlético-MG”, afirmou o treinador, em coletiva.

Toninho Cecílio considera que o placar daquele jogo não reflete o que foi a partida e aponta a influência direta da expulsão de dois jogadores da sua equipe no marcador. “Enquanto tivemos 11 homens em campo o jogo esteve sempre muito equilibrado”, afirmou o técnico. E o Grêmio Prudente terá dois desfalques para enfrentar o Atlético-MG, já que não poderá contar com o meio-campo Carlos Eduardo e o zagueiro Paulão, ambos expulsos.

Apesar de optar por fazer mistério em relação à escalação do Grêmio Prudente, Toninho Cecílio deve colocar Denis na zaga, ao lado de Leonardo. Já no meio-campo, na posição de Carlos Eduardo, Flavinho deve ser recuado, abrindo vaga no ataque para Araújo ou Vanderlei, um dos jogadores recém-contratados.

Luxemburgo, que vê qualidades no oponente, acredita em um adversário motivado. “O Grêmio Prudente vem de derrota, mas vai querer vencer, é um time de qualidade, vem mostrando isso durante a temporada, está crescendo, fez um bom Campeonato Paulista. Então, vai ser um jogo complicado, onde teremos de jogar futebol, não podemos subestimar o adversário só por sermos o Atlético”, analisou o treinador atleticano.

Embora não tenha confirmado a escalação, Luxemburgo deverá mesmo adotar o 3-5-2, esquema que ele utilizou no coletivo de quinta-feira. A zaga teve Werley, Jairo Campos e Benítez, já que Cáceres está com a seleção paraguaia para um amistoso. Para a entrada do terceiro zagueiro, o treinador tirou o meia Ricardinho. Júnior deve atuar como ala esquerda.

GRÊMIO PRUDENTE X ATLÉTICO-MG

Data: 15/5/2010 – sábado
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (FIFA-SC) e Marco Antônio Martins (SC)
Transmissão: pay-per-view

GRÊMIO PRUDENTE
Márcio; João Vitor, Leonardo, Dênis e Diego; Anderson, Marcelo Oliveira, Flavinho e Wesley; Henrique Dias e Araújo (Wanderley).
Técnico: Toninho Cecílio

ATLÉTICO-MG
Aranha; Benítez, Jairo Campos e Werley; Coelho, Zé Luís, Fabiano, Correa e Júnior; Diego Tardelli e Muriqui
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host