UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/05/2010 - 11h23

Atlético-MG inicia mal trajetória como visitante no Brasileirão

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

O Atlético-MG não conseguiu iniciar bem a trajetória como visitante no Campeonato Brasileiro de 2010. Apesar do intuito de somar mais pontos fora de casa nesta edição que no ano passado, a equipe mineira foi goleada por 4 a 0 pelo Grêmio Prudente, nesse sábado, em Presidente Prudente, e completou três jogos sem pontuar longe da torcida pela principal competição nacional.

No Brasileirão 2009, nos dois últimos jogos como visitante, o Atlético foi derrotado. Na penúltima rodada, o revés foi diante do Palmeiras, por 3 a 1, no Parque Antarctica. Na partida anterior, o time alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Coritiba.

Para buscar melhor colocação que o sétimo lugar da temporada passada, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo iniciou o Brasileirão 2010 disposto a somar mais pontos como visitante do que em 2009, quando o treinador era Celso Roth.

Depois de ficar entre os primeiros em grande parte da competição no ano passado, o Atlético perdeu nove vezes longe do seu torcedor, ou seja, em metade de seus jogos como visitante o time alvinegro não somou sequer um ponto. Nesse cálculo não está incluída a vitória sobre o Cruzeiro, pelo primeiro turno do Brasileiro, clássico em que o mando de campo foi do arquirrival.

Como visitante na temporada passada, a equipe atleticana, que chegou a ser candidata ao título, fez campanha irregular. Além das nove derrotas, jogando longe de Belo Horizonte, o Atlético obteve seis vitórias e empatou três vezes. Dessa forma, o aproveitamento foi 38,88% dos pontos disputados.

Apesar da sequência de tropeços na reta final, o Atlético começou bem a caminhada como visitante no Brasileirão 2009. A primeira derrota como visitante ocorreu apenas na oitava rodada. Curiosamente, isso aconteceu diante do seu adversário deste sábado, por 4 a 2, pela segunda rodada da competição 2010. Na ocasião, o time se chamava Grêmio Barueri e jogava na cidade do mesmo nome. Este ano, o time mudou de sede e se tornou Grêmio Prudente.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

No Brasileiro passado, antes do jogo em Barueri, a equipe atleticana havia conquistado um empate, diante do Avaí (2 a 2), na primeira rodada do Brasileiro e três vitórias, sobre Sport (3 a 2), Atlético-PR (4 a 0) e Santos (3 a 2), mantendo-se invicto fora de Belo Horizonte.

A derrota para o então Grêmio Barueri marcou a queda de rendimento como visitante. Nos quatro jogos que disputou, pelo primeiro turno, longe do Mineirão, o time atleticano não ganhou mais. Empatou com o Vitória (0 a 0) e perdeu para Flamengo (3 a 1), Internacional (3 a 0) e Corinthians (2 a 0). No returno, nessa condição, foram apenas três vitórias, um empate e cinco derrotas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host