UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/05/2010 - 07h00

Com focos diferentes, Grêmio e Corinthians duelam sem principais atacantes

Marinho Saldanha e Bruno Thadeu
Em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP)

Principais atacantes fora do jogo

  • Neco Varella/Freelancer

    Autor de 3 gols contra o Santos, Borges será poupado para o jogo de quarta pela Copa do BR

  • AP PHOTO/ Nelson Antoine

    Ronaldo sentiu dores no músculo adutor da coxa e não terá condições de jogo para o este domingo

O confronto entre Grêmio e Corinthians, neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico, pela segunda rodada do Brasileirão, é encarado de maneira diferente pelas equipes. Enquanto o Grêmio está concentrando suas atenções na Copa do Brasil, o Corinthians joga todas suas fichas na conquista do Campeonato Brasileiro para salvar o centenário do clube. Silas, técnico gremista, optou por relacionar 8 titulares, mas poupou Borges, autor de 3 gols na vitória contra o Santos, na última quarta-feira. Já Mano Menezes, bem que queria, mas não poderá contar com Ronaldo que está lesionado.

No início da semana se especulava a utilização de uma equipe totalmente reserva no Grêmio. "Temos que demonstrar inteligência neste momento decisivo", disse Luiz Onofre Meira, assessor de futebol gremista. Porém, na última sexta-feira, Silas surpreendeu e confirmou o maior número de titulares possível. Pelo desgaste, somente Adílson e Borges ficarão fora.

O principal problema na escalação gremista é o setor defensivo. Com Ozeia suspenso, Mário Fernandes e Rodrigo disputam uma vaga. A outra será de Rafael Marques que tem chance de se manter entre os titulares para o jogo de quarta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro, às 21h50, pela semifinal da Copa do Brasil. Como Rodrigo está suspenso para este embate, passa a ser o mais cotado.

Na lateral-direita, mesmo relacionado, Edílson deve ser poupado, com Joílson atuando. No flanco esquerdo estará outro jogador que vê muita importância neste jogo: Bruno Collaço. "Ano passado joguei bastante com o Paulo (Autuori). Este ano não tive tantas oportunidades. Venho trabalhando, as chances estão começando a aparecer e vou tentar aproveitar. Estou buscando meu espaço, temos de pensar a cada jogo", disse.

Por ter empatado o primeiro jogo, a meta gremista é conquistar a primeira vitória no Brasileirão, mesmo dividindo atenções com a Copa do Brasil. "É um momento importante, temos que pensar que o jogo contra o Santos será o último do semestre na Copa do Brasil. Mesmo assim, precisamos pontuar no Campeonato Brasileiro. É o momento do esforço", explicou Silas.

Ex-ídolos em momentos opostos

  • Neco Varella/Freelancer

    Ex-ídolo corintiano, o meia Douglas vive um ótimo momento no Grêmio e assistiu Ronaldo lamentar sua ausência no Parque São Jorge em 2010

  • Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem

    Capitão e ídolo do torcedor gremista, Tcheco se transferiu para o Corinthians no início do ano. Entre vaias e críticas, o jogador não conseguiu se firmar e ficará no banco de reservas no jogo de domingo

"É difícil jogar lá mesmo. Na quarta, o Grêmio deu demonstração da força diante do Santos (venceu por 4 a 3). Vamos encontrar um adversário em meio a uma vaga na Copa do Brasil. Algo que nos permite aproveitar essa situação. Enquanto seu adversário tem atenções divididas, tivemos tempo de preparação. Mas repito, se não fizermos bom jogo, não resolveremos nossa questão", comentou Mano Menezes, técnico do Corinthians.

Ao contrário do Grêmio, o Corinthians direciona todas as atenções para o Campeonato Brasileiro, em que mira a participação na Libertadores de 2011. Para a partida no Olímpico, Mano Menezes não terá Ronaldo, com dores no músculo adutor da coxa. O Fenômeno cumprirá atividades de fisioterapia no clube. Para a vaga no ataque, Souza será o escolhido.

Abaixo da média física do grupo, o meia Danilo pode iniciar a partida no banco de reservas. Inicialmente, o jogador sequer acompanharia o elenco para Porto Alegre, mas teve seu nome inserido na lista de relacionados após o treino de sábado.

Em ano de centenário, o Corinthians espera melhorar seu rendimento, uma vez que não conquistou o Estadual e acabou eliminado da Libertadores da América. O presidente do clube, Andrés Sanches, admitiu excessos em um momento importante e pretende reformular o elenco.

Os últimos jogos entre Corinthians e Grêmio demonstram o equilíbrio entre ambas equipes. Em 2009, o time de São Paulo venceu em casa, enquanto os gremistas comemoraram um 3 a 0 no Olímpico. Antes disso, em 2007, o empate em 1 a 1 na casa do time tricolor culminou com o rebaixamento corintiano.

GRÊMIO X CORINTHIANS

Data: 16/05/2010 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo (menos para região de Porto Alegre) e Pay Per View
Árbitro: Elmo Alves Resende (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos goianos)

GRÊMIO
Victor; Joílson, Rodrigo(Mário Fernades), Rafael Marque e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Leandro e Douglas; Jonas e Bergson.
Técnico: Silas

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei (Danilo) e Elias; Dentinho, Jorge Henrique e Souza.
Técnico: Mano Menezes
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host