UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
25/05/2010 - 07h03

Após fiasco em 2006, Corinthians valoriza pré-Copa para acumular "gordura"

Luiza Oliveira
Em São Paulo

O Campeonato Brasileiro começou ofuscado pela proximidade da Copa do Mundo. Mas o desempenho nesse período pode fazer a diferença no final. O Corinthians sabe disso. Em 2006, o time alvinegro encerrou as chances de títulos após um desempenho pífio na fase que antecedeu o Mundial e agora quer usar isso a seu favor.

CORINTHIANS ANTES DA COPA 2010

Corinthians 2 x 1 Atlético-PR - Pacaembu
Grêmio 1 x 2 Corinthians - Olímpico
Corinthians 1 x 0 Fluminense - Pacaembu
G. Prudente x Corinthians - Eduardo José Farah
Corinthians x Santos - Pacaembu
Corinthians x Internacional - Pacaembu
Botafogo x Corinthians - Engenhão

Líder do Campeonato Brasileiro, a equipe do Parque São Jorge tem 100% de aproveitamento com nove pontos em três jogos, diante de Atlético-PR (2 x 1), Grêmio (2 x 1) e Fluminense (1 x 0).

O cenário é bem diferente de quatro anos atrás, nas vésperas da Copa do Mundo da Alemanha, quando somou apenas nove pontos em 30 disputados, um aproveitamento de 30%. O time amargou nada menos que 40 dias na zona do rebaixamento.

O reflexo na classificação final foi claramente percebido. A equipe terminou a competição na nona colocação com 53 pontos, sete a menos que o Paraná, que conseguiu uma vaga para a pré-Libertadores. Os corinthianos tiveram que se contentar com a Sul-Americana.

Se for considerada apenas a fase final, o aproveitamento do alvinegro foi de 52,38%, o que o deixaria bem próximo do Paraná (52,6%). Mas computados os resultados de toda a competição terminou com 46,5%.

Este ano, os comandados de Mano Menezes querem usar a última experiência como exemplo para acumular a gordura, apesar de reconhecer que a sequência não será fácil.

CORINTHIANS PRÉ-COPA EM 2006

Grêmio 2 x 0 Corinthians - Olímpico
Corinthians 3 x 0 São Caetano – Pacaembu
Ponte Preta 3 x 2 Corinthians - Moisés Lucarelli
Corinthians 1 x 3 São Paulo - Teixeirão
Paraná 1 x 2 Corinthians - Willie Davids
Vasco 2 x 4 Corinthians - São Januário
Corinthians 0 x 1 Internacional – Morumbi
Santos 2 x 0 Corinthians - Vila Belmiro
Corinthians 0 x 1 Goiás - Morumbi
Corinthians 0 x 2 Flamengo - Morumbi

O Corinthians pega o Grêmio Prudente, fora de casa, depois faz o clássico contra o Santos e o jogo diante do Internacional no Pacaembu. Para encerrar, enfrenta o Botafogo no Engenhão. A seu favor, a equipe ainda tem o fato de jogar três dos quatro jogos em São Paulo, sendo que na maioria deles deve ter o maior público.

“Pelos jogos que vamos ter será bastante difícil. Há o clássico contra o Santos, o Botafogo que vive ótima fase, são equipes fortes. Mas vamos fazer o máximo para depois da Copa termos uma margem. Assim, teremos tempo para trabalhar, recuperar atletas, o pensamento é fazer o máximo”, disse o goleiro Felipe.

Ainda assim os corinthianos têm pequenas esperanças de terminar a fase pré-Copa com 100% de aproveitamento. Após o jogo contra o Fluminense, Mano Menezes chegou a dizer que era uma utopia.

Felipe também considera difícil a tarefa. “A gente imagina, mas é complicado. O nível do Brasileiro é alto, os times grandes estão perdendo, mas depois se recuperam. A gente sabe que vai ser difícil chegar lá com esses 21 pontos”, concluiu.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host