UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
25/05/2010 - 07h05

Diego Tardelli quer mudança do Atlético-MG como visitante

Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)

Sem vencer há três jogos fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, duas partidas válidas pelo certame do ano passado e uma pela atual edição, o Atlético-MG tentará melhor sorte diante do Vitória, nesta quarta-feira, às 19h30, no Barradão, em Salvador. Para o atacante Diego Tardelli, para sair de lá com um resultado positivo o time atleticano precisa mudar sua atitude como visitante.

Ele espera um jogo complicado na quarta-feira. “O fator casa é sempre uma vantagem, mas está na hora de o Atlético vencer fora de casa. A gente precisa mudar a atitude, ter uma atitude diferente fora de casa. Estamos perto dos lideres, então, temos de vencer fora para ficar mais perto da liderança”, ressaltou.

Como mandante na Copa do Brasil deste ano, competição em que está na final contra o Santos, o Vitória não sofreu nenhum gol em jogos disputados no Barradão. “Jogar lá é sempre difícil. Poucas vezes eu venci jogando lá. Mas temos de ir lá para vencer, procurar aproveitar o nosso bom momento”, ressaltou Tardelli.

O atacante atleticano sabe que o bom momento do Vitória em casa é um trunfo a mais para o adversário, que, no entanto, foi derrotado em seu último jogo, para o Ceará, por 1 a 0, mas como visitante.

“Eles estão confiantes, ainda mais que chegaram a final da Copa do Brasil. Então, vai ser um jogo ainda mais difícil. A gente respeita o Vitória, sabemos do bom momento deles, mas vamos para lá para somar ponto”, observou Tardelli.

O artilheiro atleticano reconhece que além do fato de o adversário ser forte como mandante, o Atlético precisa melhorar quando atua fora. “Vamos para lá para tirar pontos, ano passado a gente não teve bons resultados, como eu disse, jogar lá é complicado, mas temos um treinador novo, jogadores novos, temos de ir para somar pontos”, destacou.

A primeira experiência atleticana fora de casa sob o comando de Vanderlei Luxemburgo neste Brasileiro, no entanto, foi muito ruim. A equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Grêmio Prudente, na cidade paulista de Presidente Prudente. O placar foi construído nos 45 minutos iniciais da partida.

Contando com os dois últimos jogos do Atlético-MG como visitante no Brasileiro de 2009, são três jogos sem triunfos como visitante. Na penúltima rodada, o revés foi diante do Palmeiras, por 3 a 1, no Parque Antarctica. Na partida anterior, o time alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Coritiba.

Depois de ficar entre os primeiros colocados em grande parte da competição no ano passado, o Atlético perdeu nove vezes longe do seu torcedor, ou seja, em metade de seus jogos como visitante o time alvinegro não somou sequer um ponto. Nesse cálculo não está incluída a vitória sobre o Cruzeiro, pelo primeiro turno do Brasileiro, clássico em que o mando de campo foi do arquirrival.

Como visitante na temporada passada, a equipe atleticana, que chegou a ser candidata ao título, fez campanha irregular. Além das nove derrotas, jogando longe de Belo Horizonte, o Atlético obteve seis vitórias e empatou três vezes. Dessa forma, o aproveitamento foi 38,88% dos pontos disputados.

Apesar da sequência de tropeços na reta final, o Atlético começou bem a caminhada como visitante no Brasileirão 2009. A primeira derrota como visitante ocorreu apenas na oitava rodada, contra o Grêmio Barueri, por 4 a 2. Este ano, o time mudou de sede e se tornou Grêmio Prudente e goleou o Atlético, por 4 a 0.

No Brasileiro passado, antes do jogo em Barueri, a equipe atleticana havia conquistado um empate, diante do Avaí (2 a 2), na primeira rodada do Brasileiro e três vitórias, sobre Sport (3 a 2), Atlético-PR (4 a 0) e Santos (3 a 2), mantendo-se invicto fora de Belo Horizonte.

A derrota para o então Grêmio Barueri marcou a queda de rendimento como visitante. Nos quatro jogos que disputou, pelo primeiro turno, longe do Mineirão, o time atleticano não ganhou mais. Empatou com o Vitória (0 a 0) e perdeu para Flamengo (3 a 1), Internacional (3 a 0) e Corinthians (2 a 0). No returno, nessa condição, foram apenas três vitórias, um empate e cinco derrotas.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host