UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
26/05/2010 - 07h01

Cruzeiro não perde há 10 jogos oficiais para o Botafogo como mandante

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Nos quatros jogos em que o Cruzeiro pegou o Botafogo sob comando de Adilson, só perdeu um

    Nos quatros jogos em que o Cruzeiro pegou o Botafogo sob comando de Adilson, só perdeu um

Contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, o Cruzeiro defenderá uma invencibilidade de 10 jogos oficiais contra este adversário, como mandante, nove deles realizados no estádio da Pampulha e outro no Ipatingão. A última derrota celeste para o time botafoguense em seus domínios aconteceu em 1º de novembro de 1997, por 3 a 2, no Mineirão.

Depois disso, foram oito vitórias cruzeirenses e apenas dois empates. O clube mineiro marcou 24 gols e sofreu 10. A série invicta como mandante do Cruzeiro sobre o Botafogo começou em 28 de julho de 1999, com uma goleada por 4 a 1. Somente uma dessas partidas não foi válida pelo Brasileirão: o triunfo de 3 a 2, em 15 de junho de 2000, pela Copa do Brasil.

Há ainda um 11º jogo em que o Cruzeiro não foi derrotado pelo Botafogo, neste período, mas a partida foi anulada. Em 10 de agosto de 2005, a equipe celeste venceu por 4 a 1, mas o confronto foi cancelado devido ao envolvimento do árbitro Edilson Pereira de Carvalho com um escândalo de manipulação de resultados. Na nova partida disputada, os times empataram por 2 a 2.

Nesta quarta-feira, o Cruzeiro tentará diante do Botafogo a sua primeira vitória na edição deste ano do Campeonato Brasileiro no Mineirão. Em seu primeiro jogo como mandante, o time do técnico Adilson Batista empatou com o Avaí, em 2 a 2, depois de perder o primeiro tempo por 2 a 0.

E o time celeste leva vantagem folgada no confronto contra o Botafogo em jogos disputados no Mineirão: 19 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas, em 36 partidas, com 59 gols marcados e 36 sofridos. Levando-se em conta outros jogos realizados em Minas pelos dois clubes, a vantagem também é cruzeirense: 25 triunfos, 14 empates e nove derrotas, com 80 gols feitos e 55 sofridos.

Em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, independente do mando de campo, o Cruzeiro também está à frente deste adversário. São 18 vitórias celestes, 14 empates e 12 triunfos botafoguenses, em 44 jogos disputados. A equipe mineira marcou 67 gols e sofreu 53.

No retrospecto geral, a vantagem também é do Cruzeiro. Em 72 jogos na história deste confronto, entre dois dos mais tradicionais clubes brasileiros, os mineiros ganharam 30, perderam 18 e aconteceram 24 empates. O ataque cruzeirense marcou 105 gols e a defesa sofreu 86.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host