UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
28/05/2010 - 07h00

'Cai-cai', Dentinho e Neymar tentam mudar rótulo para o clássico no Pacaembu

Bruno Thadeu e João Henrique Marques
Em São Paulo

MERAS ENCENAÇÕES OU VÍTIMAS?

  • Folha Imagem

    Atacante Neymar reprova os críticos e alega que se ele cai no gramado é porque alguém o derrubou

  • Dentinho adota o mesmo discurso de Neymar. Atacante corintiano é o mais caçado do time no BR

  • Para provar a condição de vítima, Dentinho mostra marcas no corpo após duelo do time no Uruguai

Dentinho e Neymar abusam de dribles e lances acrobáticos em campo. Paralelamente, são vistos pelos rivais como os maiores especialistas no quesito “cai-cai” no futebol nacional. Adversários no clássico deste domingo, às 16h, no Pacaembu, os dois atacantes tentarão suprir as ausências de Ronaldo e Robinho e provar que as quedas no gramado são consequências das botinadas.

A arbitragem faz vistas grossas em vários lances faltosos, costumam reclamar Dentinho e Neymar; muitos juízes não conseguem discernir uma simulação de um salto para evitar o choque com o rival.

“Não dou trela para esses comentários [sobre simulações de faltas] Procuro jogar meu futebol, e quando caio no gramado é falta. Se cair, significa que tenho problemas nas pernas”, respondeu Neymar.

No empate do Santos contra o Ceará, 1 a 1, pela segunda rodada do Brasileiro, Neymar sofreu nove faltas. O time nordestino criticou a atuação da arbitragem, dizendo que Neymar se atirava em todos os lances.

O Santos retrucou, entendendo que outras faltas não foram assinaladas em virtude da fama negativa de Neymar.

“O Neymar sofre algumas faltas, mas a arbitragem não vê. Isso desequilibra qualquer atleta. Pode ser o atleta mais experiente, que mesmo assim vai ficar desestabilizado. Desde aquela partida contra o Corinthians [vitória santista por 2 a 1, no Paulistão] a arbitragem começou a fechar os olhos para o jogador. O motivo eu não sei”, defendeu Dorival Junior.

NÃO SOU CAI-CAI

Não tem essa de cai-cai. Sou tocado, e quando isso acontece vou cair. Não tem como manter equilíbrio. Tenho apanhado bastante

Neymar, negando simular quedas

Dentinho nega o rótulo de “cai-cai”, argumentando que é sim alvo dos marcadores. Na Libertadores, o atacante seguidamente reclamou da arbitragem por não assinalar infrações em jogadas que resultaram em sua queda no gramado.

Mano Menezes, por sua vez, alegava que os juízes tinham “marcado” Dentinho, deixando de apitar faltas em lances envolvendo o atacante simplesmente pelo histórico do jogador. Para justificar que suas quedas não são meras encenações, Dentinho chegou a levantar a camisa para os fotógrafos, mostrando arranhões no peito, marcas do duelo do clube no Uruguai.

“Cai-cai” ou não, Dentinho é, de fato, o atleta mais caçado do Corinthians. Em quatro jogos disputados no Brasileiro, Dentinho sofreu 13 faltas, média 3,25 faltas recebidas por jogo, conforme levantamento do Datafolha. O segundo mais derrubado é o atacante Souza, com 2,5 faltas recebidas em média por partida.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host