UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
04/06/2010 - 07h05

Após 'efeito Fernandão', São Paulo perde força e tem 4° pior ataque do BR

Carlos Padeiro
Em São Paulo
  • Dupla de ataque titular, Fernandão marcou 2 gols e Dagoberto ainda não foi às redes pelo Brasileiro

    Dupla de ataque titular, Fernandão marcou 2 gols e Dagoberto ainda não foi às redes pelo Brasileiro

A entrada de Fernandão deu uma nova cara ao São Paulo no mês de maio, e isso ficou claro com as duas vitórias por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Entretanto, nos últimos jogos o time tricolor perdeu força ofensiva e, ao final da sexta rodada, conta com o quarto pior ataque do Campeonato Brasileiro. Foram apenas seis gols anotados, média de um por partida.

Na lista de gols pró, a equipe do Morumbi só fica à frente do lanterna Atlético-GO, que balançou as redes três vezes, e de Vasco e Palmeiras, com cinco gols cada. Está empatada com Ceará e Vitória. O melhor ataque é do líder Corinthians. O rival marcou 13 gols, mais do que o dobro do São Paulo.

Questionado sobre o desempenho da linha ofensiva tricolor, Fernandão admitiu: “Poderia ser melhor. O importante é que o time está marcando bem e vinha de uma consistência boa, mas levamos um gol de pênalti [do Goiás]. Isso complicou.”

Nas últimas três exibições pelo Nacional, o clube paulista fez dois gols – triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, empate por 0 a 0 com o Guarani e derrota por 2 a 1 para o Goiás.

Na opinião de Ricardo Gomes, o cansaço do elenco, por conta da maratona de compromissos pela Libertadores e pelo Brasileirão, e os desfalques de peças importantes no time provocaram a queda de rendimento.

“Existe o desgaste do Fernandão. O Dagoberto deixou o jogo no intervalo, pelo mesmo motivo. O Marlos está machucado. É o preço que se paga pela Libertadores”, declarou o treinador, em entrevista ao Sportv. “No segundo tempo criamos várias oportunidades, mas não conseguimos a eficácia de fazer o gol. O São Paulo procurou o gol o tempo todo, teve atitude”, completou, logo após o revés no Serra Dourada.

Fernandão é artilheiro do time no certame com dois gols. Washington, Léo Lima, Hernanes e Marcelinho Paraíba balançaram a rede uma vez cada. Nas duas primeiras rodadas, Gomes escalou os reservas, prova disso é que Washington e Léo Lima fizeram os gols. Para compensar, a defesa são-paulina é a terceira melhor do campeonato - sofreu cinco gols.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host