UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
12/06/2010 - 07h30

Categorias de base são deixadas de lado no começo de ano do Inter

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

Outrora tão produtivas, as categorias de base do Internacional pouco foram exploradas neste início de 2010. No atual time titular, somente Sandro e Walter tiveram passagens por times amadores do clube gaúcho. Compondo o elenco, são mais alguns. No entanto, sem muito espaço.

Walter talvez seja o maior exemplo. O atacante teve que assistir os carimbados Edu e Kleber Pereira perderem espaço para crescer na hierarquia da equipe profissional para só então receber chances.

No episódio em que Walter desapareceu dos treinos, por mais de dez dias, seu objetivo era maior espaço no elenco principal. O centroavante via o time em campo com dificuldades para marcar gols e se sentia apto para ajudar. Algo não reconhecido pelo então treinador, Jorge Fossati.

Em contra-partida, o jovem Marquinhos – destaque no final do Campeonato Brasileiro, convive com uma série de lesões no tornozelo. Outro que fez sucesso no time “de baixo”, Leandro Damião, até começou fazendo gols, mas sumiu muito rapidamente.

No sistema defensivo, Juan é o principal nome. Improvisado na lateral-esquerda, o jogador atuou em um clássico Gre-Nal, porém se mostrou ainda imaturo em partidas da Copa Libertadores. Wagner Silva, mais um que surgiu no time sub – 20, aguarda oportunidade.

Uma luz no fim do túnel

Entre os goleiros, Muriel é o terceiro, atrás de Abbondanzieri e Lauro. Mas o ex-camisa 1 da Portuguesa, que foi emprestado ao time paulista e se saiu bem, pode receber mais chances depois de a Conmebol ter confirmado punição para Lauro, devido aos incidentes em Quilmes, no dia 20 de maio.

Dos jogadores profissionais, o oriundo da base com futuro mais incerto é Taison. Se a venda de Sandro está concretizada, a situação do atacante não é tão clara. Desejado pelo Borussia Dortmund, o reserva de Alecsandro e Walter nunca escondeu que deseja atuar com regularidade. Os dribles e velocidade de entortaram zagueiros no começo do ano passado escassearam. A diretoria, porém, não admite liberar o atleta antes do final da Libertadores.

INTERNACIONAL NO TWITTER

Além disso, o Inter encaminha o retorno do atacante Rafael Sóbis, que está no Al-Jazira. O jogador passou pelas categorias de base do Corinthians, mas concluiu sua formação no estádio Beira-Rio. O goleiro Renan é outro. Negociado em 2008 com o Valencia, o atleta regressa ao lugar onde se tornou profissional.

Atualmente, o time sub – 20 do Inter disputa um torneio na Itália, com participação do Milan e da Fiorentina. Entre os jogadores que representam o clube colorado está o meia Marinho, contratado junto ao Fluminense há duas temporadas, mas que está sempre fora do time principal.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host