UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
12/06/2010 - 07h05

Em busca de um time competitivo, Atlético-MG contratou 14 reforços

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Daniel Carvalho é um dos 14 reforços contratados pelo Atlético

    Daniel Carvalho é um dos 14 reforços contratados pelo Atlético

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Atlético-MG com o legado de uma equipe que liderou o Campeonato Brasileiro de 2009 por oito rodadas, mas que terminou apenas no sétimo lugar após uma sequência de cinco derrotas. Para o treinador atleticano, a impressão negativa da reta final parece ter sobressaído sobre a boa campanha no início. Insatisfeito com os jogadores à disposição, o clube alvinegro contratou 14 jogadores até o princípio de junho.

O 14º reforço do Atlético para 2010 é o goleiro Fábio Costa, que assinou contrato até o fim de 2011 e já está regularizado. Anunciado nesta semana, ele chega para a posição que causa maior insatisfação na diretoria atleticana. Nesta temporada, já são dois arqueiros contratados. Marcelo, que chegou no fim de março, não conseguiu superar a desconfiança da torcida e assumir a posição em que Carini e Aranha, contratados em 2009, não se firmaram.

Fábio Costa é o único atleta contratado em junho. Já o mês de maio foi aquele em que mais o Atlético recorreu ao mercado. Embora tenha sido campeão estadual no dia 2 daquele mês, o time alvinegro contratou cinco jogadores nas semanas seguintes.

Em maio, assinaram contratos com o clube: os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola, o meia-atacante Daniel Carvalho e o lateral-direito Diego Macedo. Também firmou vínculo com o clube o zagueiro Lima, que treinava na Cidade do Galo desde o princípio da temporada em recuperação de uma cirurgia no tornozelo direito. Apenas no princípio da temporada, época em que as equipes mais promovem alterações, o Atlético contratou tantos jogadores.

O lateral-esquerdo Leandro foi anunciado ainda em dezembro de 2008. No primeiro mês de 2010, a equipe mineira recorreu ao mercado sul-americano para buscar Jairo Campos na LDU e acertar o retorno após cinco anos do paraguaio Cáceres, que defendia o Boca Juniors.

Em janeiro, chegaram ainda os atacantes Muriqui e Obina e o volante Zé Luís. O também volante Fabiano, que estava emprestado ao Sport, retornou ao Atlético para ser dirigido pelo sogro Vanderlei Luxemburgo.

Já em abril, o Atlético trouxe o meia-atacante Nikão. O jogador de 17 anos é uma indicação de Vanderlei Luxemburgo, que o acompanhou nas categorias de base do Santos. Embora treine entre os profissionais, o jovem atleta ainda não teve oportunidades de entrar em campo.

Até junho do ano passado, o Atlético contratou 17 jogadores. O clube tentava reformular o elenco que o levou apenas ao 12º lugar do Brasileirão do ano anterior, porém poucos dos contratados daquele período permanecem na equipe agora comandada por Vanderlei Luxemburgo. Apenas o atacante Diego Tardelli, o volante Fabiano, o lateral-esquerdo Júnior e o goleiro Aranha ainda estão no time alvinegro.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host