UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/06/2010 - 07h03

Grêmio se reapresenta querendo recuperar 11 jogadores para o 2º semestre

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

11 RETORNOS NO TIME TRICOLOR

  • Tiago Belinski/Freelancer

    Os mais esperados são, sem dúvida, Jonas e Borges, que são responsáveis pelos gols gremistas

  • Edu Andrade/Freelancer

    Mário Fernandes também é muito aguardado pelos gremistas, mas o tratamento seguirá sendo feito

Após 10 dias de folga, os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta tarde no Olímpico. Descansados, os atletas passarão por uma bateria de testes físicos e iniciam o período de intertemporada, que irá durar até o recomeço do Brasileirão. Mesmo que alguns jogadores ainda possam chegar, o principal ponto positivo do recesso para o time tricolor será a recuperação de 11 jogadores que desfalcaram o elenco nos últimos jogos. Assim, Silas terá somente duas baixas para o princípio de segundo semestre.

Os jogadores mais aguardados no time são Jonas e Borges. Juntos, os componentes da dupla de ataque gremista marcaram 38 dos 77 gols do Grêmio na temporada, o que totaliza quase 50%. O centro avante estava afastado há mais tempo devido a uma lesão muscular, enquanto Jonas ficou fora das últimas rodadas do Brasileiro por suspensão imposta pelo STJD.

Além deles, outro jogador que tem retorno comemorado é Mário Fernandes. Porém, o departamento médico do Grêmio ainda prega cuidados em relação aos ombros do zagueiro. É necessário um processo gradual de ganho de força na musculatura para que as lesões não voltem a incomodar.

A lateral-esquerda ganha, de uma vez só, 3 novos jogadores: Fábio Santos, Uendel e Neuton. Fábio acabou não recebendo proposta oficial do futebol italiano e deve permanecer no Grêmio, enquanto Neuton está completamente recuperado de uma lesão muscular. Uendel, por sua vez, sequer estreou porque chegou do Avaí com uma contratura, também já curada.

A posição só não ganha mais um atleta porque Lúcio ainda demorará um pouco para voltar aos gramados. Além disso, não está definida a renovação de empréstimo junto ao Hertha Berlim, da Alemanha. Com o contrato se encerrando no final de junho, o futuro de Lúcio ainda é incerto.

No meio campo, a lista de voltas é grande. William Magrão, Ferdinando e Leandro são os mais destacados e todos voltam de lesão. Mithyuê seguia com problemas no joelho e tomava uma medicação que poderia ser considerada doping, por isso não vinha atuando. Porém, o tempo auxiliou na melhora e o jogador pode ficar à disposição novamente.

Jonas e Borges

  • 22

    Gols de Jonas

    O goleador do time retorna após suspensão imposta pelo tribunal

  • 16

    Gols de Borges

    Mesmo ficando fora muito tempo lesionado, ele foi fundamental

  • 50%

    Dupla titular

    Juntos Jonas e Borges marcaram quase a metade dos gols do Grêmio

No último embate, Adílson e Rafael Marques também foram desfalques e voltam após cumprir suspensão, por outro lado, no primeiro jogo oficial, contra o Vitória, dia 14 de julho, no Olímpico, Fábio Rochemback está fora, também por suspensão. Joílson também voltaria, mas foi emprestado ao Atlético-PR e não jogará mais pelo Grêmio nesta temporada.

Solitário no departamento médico, restará somente Souza. Se Lúcio permanecer fará companhia ao colega. Entretanto, o vazio do DM é comemorado por todos no Olímpico.

A semana começa com avaliações físicas pela manhã e treinamento à tarde. Depois disso, seguem treinamentos em 2 turnos todos os dias até o amistoso contra o Nacional-URU, em Rivera, no Uruguai, dia 27.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host