UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
19/07/2010 - 15h39

Após 25 anos de parceria, São Paulo demite fisiologista Turíbio Leite

Carlos Padeiro
Em São Paulo
  • Turíbio Leite participou dos três títulos da Libertadores e mundiais pelo São Paulo (1992/93 e 2005)

    Turíbio Leite participou dos três títulos da Libertadores e mundiais pelo São Paulo (1992/93 e 2005)

O fisiologista Turíbio Leite de Barros, um dos precursores da área no futebol brasileiro, não faz mais parte da comissão técnica do São Paulo. Ele foi demitido na última sexta-feira e não soube dizer por que a diretoria decidiu dispensá-lo após 25 anos de trabalho no clube tricolor.

A informação foi divulgada pelo Blog do Juca Kfouri, e o próprio Turíbio confirmou ao UOL Esporte. “Não tenho explicação. Simplesmente me comunicaram sobre a minha saída na noite de sexta e lamento. Deixei metade da minha vida lá e não tenho nenhuma queixa contra o clube. Só estou desligado sem saber o porquê”, revelou o fisiologista, na tarde desta segunda.

Conforme informações de bastidores, Turíbio tinha uma agenda muito cheia fora do São Paulo e pouco comparecia ao CT da Barra Funda.

O médico e superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha demonstrou ter ficado chateado com a situação. “Não quero falar sobre isso. Melhor você conversar com o presidente [Juvenal Juvêncio] ou com o Leco [vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva]. Por mim, ele não sairia”, afirmou.

Turíbio também teve uma passagem pela seleção brasileira na década de 1990, com os técnicos Falcão e Carlos Alberto Parreira.

“Fui o primeiro fisiologista no futebol brasileiro. A ideia é aplicar a conotação científica ao treinamento, reabilitação e nutrição”, explicou. “Tive uma oportunidade especial de poder realizar esse trabalho no São Paulo e acabou desencadeando em outros clubes.”

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host