UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
20/07/2010 - 18h24

Com Gilberto poupado, Cuca testa duas formações no Cruzeiro

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
  • Cuca iniciou treino com Reina na vaga de Gilberto, mas depois adotou o 4-3-3 com Robert no time

    Cuca iniciou treino com Reina na vaga de Gilberto, mas depois adotou o 4-3-3 com Robert no time

Com o meia Gilberto poupado com dores no tornozelo esquerdo em função de uma tendinite, o técnico Cuca testou duas formações para o jogo contra o Fluminense nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nas vagas de Jonathan, suspenso, e Roger, afastado por duas semanas com um estiramento na coxa direita, entraram Rômulo e Everton.

Inicialmente, Cuca colocou o meia Reina na vaga de Gilberto e escalou a equipe titular com Fábio, Rômulo, Gil, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Everton e Reina; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Já para a etapa final do treino coletivo, o treinador optou por recorrer ao esquema 4-3-3. Reina foi sacado e o centroavante Robert formou a trinca de atacantes.

“Hoje (terça-feira) não pude contar com Marquinhos Paraná, Jonathan, Gilberto e Roger. O Jonathan está fora por cartão e os outros três, se o jogo fosse hoje, estariam fora também. No futebol, 24 horas é muito tempo, vamos esperar até o último momento. Infelizmente, hoje não tenho como definir equipe. Se eles não tiverem condições de jogo, vocês viram o que fizemos no treino tático e foi um bom treinamento", observou Cuca.

Dessa forma, Rômulo deve estrear pelo Cruzeiro. O jogador contratado junto ao Santo André ficou no banco de reservas na vitória sobre o Goiás, por 1 a 0, no domingo passado, em Sete Lagoas, mas não foi aproveitado. Já o volante Everton entrou aos 16min da etapa final daquela partida e poderá fazer a primeira partida como titular justamente contra seu ex-clube.

Para Cuca, Reina tem o respaldo para entrar no time, caso Gilberto seja vetado. “Procuro sempre manter para pegar confiança no que vem fazendo, e o Reina entra. Se está aqui vai ser usado, mais cedo ou mais tarde tem oportunidade para todo mundo, e tenho confiança nele. Se não jogar o pessoal que está no estaleiro, joga o Reina sem problema nenhum e com nosso aval", afirmou o treinador.

O Cruzeiro faz o último treinamento na Toca da Raposa II na manhã desta quarta-feira. Há expectativa de que Gilberto participe normalmente da atividade. Assim, Cuca seria obrigado a alterar a equipe apenas para as substituições de Jonathan e Rômulo. A viagem para o Rio de Janeiro ocorrerá no início da tarde do mesmo dia.

Após nove rodadas, o Cruzeiro é o quinto colocado, com 15 pontos somados. Uma vitória sobre o Fluminense, segundo colocado com 19 pontos, pode levar o time celeste à zona de classificação para a Copa Libertadores, mas isso dependerá de tropeços de Ceará ou Flamengo, que ocupam terceira e quarta colocações. No entanto, a equipe comandada por Cuca pode ultrapassar o time carioca mesmo que ambos vençam nesta rodada.

Os times celeste e rubro-negro contabilizam a mesma pontuação e estão empatados numa série de critérios de desempate: número de vitórias, saldo de gols e gols marcados. As duas equipes ainda não se enfrentaram, assim o confronto direto não pode ser considerado. O que deixa o Flamengo à frente é o menor número de cartões vermelhos recebidos, dois cruzeirenses contra um flamenguista.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host