UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Jarbas Oliveira/AE

Equipe alviverde não conseguiu superar a melhor defesa do Brasileiro

25/07/2010 - 20h26

Com um a menos, Palmeiras empata com Ceará, e Felipão segue sem vencer

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A defesa do Ceará continua ‘intacta’ dentro do Castelão. E Luiz Felipe Scolari permanece sem vencer em seu retorno ao futebol brasileiro. Num duelo até certo ponto equilibrado, cearenses e palmeirenses, que tiveram outro jogador expulso (Léo), empataram sem gols, na noite deste domingo, no Castelão.

Com o resultado, o Ceará continua no G-4 --terceiro colocado, com 20 pontos-- e seu sistema defensivo não sofreu um gol sequer dentro de casa. Por outro lado, ainda não ganhou depois da Copa do Mundo. Já o Palmeiras contabiliza apenas 14 pontos, ainda distante do grupo dos quatro melhores. Para piorar, Felipão soma dois empates e uma derrota desde sua volta ao clube paulista.

Além de ter pela frente uma forte defesa dentro de casa, o técnico Luiz Felipe Scolari precisava conviver com série de desfalques para a partida deste domingo. Três volantes estavam suspensos (Pierre, Edinho e Marcos Assunção). No começo da partida, o Palmeiras demonstrou muita dificuldade para marcar os rivais.

Por isso, o time de Estevam Soares acabou sendo mais perigoso. Aos 19min, por exemplo, Deola realizou uma defesa quase em cima da linha, após cabeçada de Careca. Apesar disso, sentiu a ausência do atacante Washington, que pertence ao Palmeiras e, por causa do contrato, não pode entrar em campo.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
3min - Erick Flores bate de fora da área e vê Deola espalmar, evitando o primeiro dos cearenses.
19min- Deola defende em cima da linha cabeçada perigosa de Careca.
SEGUNDO TEMPO
6min - Lincoln cobra escanteio, Léo cabeceia e a bola sobra para Kléber. Ele gira e chuta no travessão.
8min - Tony recebe de frente para o gol e chuta forte. Deola cai mal, mas consegue desviar para escanteio.
9min - Éwerthon parte pela direita e bate cruzado. Diego, atento, faz grande defesa.
46min - Wellington Amorim é lançado na área e chuta de primeira. Deola faz grande defesa

Por outro lado, o Palmeiras demorou a entrar no jogo. Para se ter ideia, o goleiro Diego foi um mero espectador na etapa inicial. Kleber e Ewerthon foram bem marcados. “Vamos voltar do mesmo jeito. Tentaremos dar uma pressão no começo do segundo tempo para tentarmos fazer o primeiro gol”, pedia Careca.

Mas o elenco de Felipão voltou melhor e passou a pressionar os anfitriões. Logo aos 6min, Kleber acertou uma bola no travessão. Três minutos mais tarde, Ewerthon exigiu uma complicada defesa do goleiro Diego. Passado o susto, o Ceará tentou retornar à normalidade.

O problema era que o Palmeiras adiantou sua marcação, o que causou muita dificuldade para o elenco nordestino. Parecia que o time de Felipão tinha o domínio em campo. Mas isso mudou um pouco aos 31min, quando Léo recebeu cartão vermelho. Após isso, já não chegava com tanta facilidade.

No entanto, os cearenses não aproveitaram a vantagem numérica. Pressionou bastante. Clodoaldo e Wellington Amorim criaram boas oportunidades, mas falharam nas finalizações, e o time nordestino não conseguiu reencontrar o caminho das vitórias.

O Ceará volta a jogar pelo Brasileiro no próximo sábado, diante do São Paulo, que contabiliza apenas um ponto em 12 disputados pós-Copa do Mundo. Um dia depois, o Palmeiras terá pela frente o clássico paulista diante do Corinthians.

CEARÁ 0 x 0 PALMEIRAS

CEARÁ
Diego; Oziel (Camilo), Anderson, Fabrício e Ernandes; Michel (Clodoaldo), Careca, João Marcos e Tony; Misael e Erick Flores (Wellington Amorim)
Técnico: Estevam Soares

PALMEIRAS
Deola; Vitor, Maurício Ramos, Léo e Armero; Tinga, Márcio Araújo, Lincoln (Gabriel Silva) e Patrik; Ewerthon (Leandro Amaro) e Kleber (Tadeu)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 25 de julho ( domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ-Fifa)
Assistentes: Ricardo de Almeida e Antônio Pinheiro Lobato (ambos RJ)
Cartões amarelos: Michel (Ceará); Léo (Palmeiras)
Cartão vermelho: Léo (Palmeiras)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host