UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Washington Alves/VIPCOMM

Borges abriu o placar, mas Cruzeiro conseguiu reagir com gols de Henrique

25/07/2010 - 17h56

Cruzeiro e Grêmio ficam no empate e adiam reação do Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Não era o resultado que as duas equipes esperavam neste momento do Campeonato Brasileiro. Com o empate por 2 a 2, neste domingo, na Arena do Jacaré, Cruzeiro e Grêmio viram suas pretensões serem frustradas nesta tarde. O time mineiro, que queria reagir para ficar ainda mais próximo do grupo de acesso à Libertadores, estacionou na tabela. Já o tricolor gaúcho permaneceu na zona de rebaixamento e vê o técnico Silas seguir ameaçado no comando da equipe.

O Cruzeiro, que buscava a reação depois da derrota para o Fluminense, foi a 16 pontos com o empate e permaneceu em sexto lugar na classificação. O Grêmio, que chegou a 11 pontos, subiu para o 18º lugar, mas não conseguiu deixar a incômoda zona de rebaixamento à Série B.

Depois de um primeiro tempo ruim tecnicamente, em que o Grêmio abriu o placar aos 45min com Borges, a etapa final foi bastante movimentada. O Cruzeiro empatou com Henrique, com um minuto de bola rolando. O time gaúcho voltou a ficar à frente aos 34min com Jonas, em cobrança de falta. A equipe mineira conseguiu empatar aos 41 novamente com Henrique.

O Cruzeiro começou bem sob o comando de Cuca. Na estreia do treinador, o time mineiro venceu o Atlético-PR, por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, e encerrou sequência de três jogos sem vencer. Em seguida, derrotou o Goiás, por 1 a 0, em Sete Lagoas. Depois, perdeu para o Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã. O jogo com o Grêmio foi primeiro empate da equipe com o novo técnico, que não conseguiu retomar o caminho das vitórias.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
22min - Em descida rápida do Cruzeiro, Robert recebe na entrada da área e chuta, mas a bola sai à esquerda do gol
27min - Hugo cruza da esquerda e Maylson se antecipa à zaga, mas toca por cima do travessão
45min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Ferdinando lança Jonas na direita. O atacante cruza para a área e Borges desvia de cabeça para abrir o placar
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOLLLL DO CRUZEIRO!!! Jonathan cruza da direita, Thiago Ribeiro escora de pé direito e Henrique cabeceia para empatar o jogo
10min - Douglas toca para Borges, que sai na cara de Fábio, mas chuta por cima do gol
34min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Em cobrança de falta ensaiada, Jonas acerta o canto direito de Fábio
41min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Everton cobra escanteio da direita e Henrique desvia de cabeça para empatar

Na retomada do Brasileirão, depois da Copa do Mundo, o Grêmio voltou mal. Empatou duas vezes em casa, contra Vitória e Vasco, e foi derrotado pelo Grêmio Prudente, por 2 a 0, fora. Com o empate deste domingo, embora fora de casa, a situação da equipe gaúcha ainda é complicada. Em 12 pontos disputados, somou apenas três. A campanha ruim mantém Silas ameaçado no clube.

As duas equipes se concentram agora em clássicos regionais no próximo domingo. O Grêmio enfrenta o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 16h (de Brasília). Já o Cruzeiro encara o arquirrival Atlético na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 18h30 (de Brasília).

O jogo

Cruzeiro e Grêmio fizeram um primeiro tempo fraco tecnicamente, com poucas chances claras de gol. Apesar de jogar fora de casa, o time gaúcho foi melhor no início, caiu um pouco de rendimento, mas conseguiu abrir o placar no apagar das luzes. A equipe mineira não se encontrou na primeira etapa e não deu trabalho ao goleiro Victor.

Atuando com três zagueiros, o Grêmio conseguiu neutralizar o adversário e, com isso, abriu espaço para chegar ao ataque com perigo. Jonas movimentou-se bastante e confundiu a marcação dos mineiros. Com Jonathan improvisado no meio, o Cruzeiro teve dificuldade para chegar ao gol dos gaúchos e pouco criou.

Aos 25min, o volante Fábio Rochemback, que estava bem na partida, deixou o jogo por causa de incômodo na coxa esquerda. Ferdinando o substituiu.

Quando a partida caminhava para o final do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu marcar com Borges, que recebeu cruzamento de Jonas da direita e desviou para o fundo das redes.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com uma mudança que deixou a equipe mais ofensiva. Cuca tirou o lateral Rômulo para colocar o jovem atacante Sebá, de 18 anos, formado na base do clube. Com isso, Jonathan retornou à lateral direita.

Com três atacantes, o time mineiro retornou com mais vontade e partiu para cima do adversário assim que a bola voltou a rolar. Com 20 segundos, Robert escorou de cabeça um cruzamento da direita e por pouco não empatou. A bola desviou em Ozéia e saiu a escanteio.

Na sequência do lance, o Cruzeiro conseguiu empatar a partida. Em cobrança de escanteio ensaiada, Jonathan cruzou para a área, Thiago Ribeiro escorou com o pé direito e Henrique completou de cabeça para o gol.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

Borges e Jonas marcaram para o Grêmio e Henrique fez os dois gols cruzereinses.

O jogo ficou quente na Arena do Jacaré, com as duas equipes buscando o jogo da vitória. O técnico Silas reclamou bastante do árbitro e acabou expulso de campo.

O Grêmio não se abateu com o gol sofrido e conseguiu pular novamente à frente no placar. Aos 34min, em cobrança ensaiada de falta, Jonas acertou o canto direito de Fábio para fazer 2 a 1.

A resposta do Cruzeiro veio sete minutos depois, Everton cobrou escanteio da direita e Henrique, novamente, desviou de cabeça para deixar tudo igual na Arena do Jacaré.

CRUZEIRO 2 X 2 GRÊMIO

CRUZEIRO
Fábio; Rômulo, Cláudio Caçapa, Fabinho e Diego Renan; Fabrício (Marquinhos Paraná), Henrique, Jonathan e Everton; Robert (Reina) e Thiago Ribeiro
Técnico: Cuca

GRÊMIO
Victor; Rodrigo, Ozéia e Rafael Marques (Willian Magrão); Maylson, Fábio Rochemback (Ferdinando), Adilson, Douglas e Hugo; Jonas (Fernando) e Borges
Técnico: Silas

Data: 25/7/2010 (domingo)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)
Cartões amarelos: Rafael Marques (G), Sebá (C), Douglas (G), Fabinho (C), Henrique (C)
Gols: Borges, aos 45min do primeiro tempo; Henrique, a 1min e 41min, Jonas, aos 34min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host