UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/08/2010 - 20h51

Atlético-MG sofre a 13ª derrota para o Cruzeiro nos últimos 16 clássicos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com a derrota para o Cruzeiro, por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena da Baixada, em Sete Lagoas, o Atlético-MG manteve a escrita recente de não conseguir bons resultados contra o arquirrival. A equipe alvinegra contabiliza somente uma vitória nos últimos 16 confrontos.

Nesses jogos, o rival Cruzeiro tem ampla vantagem nos números, ao todo foram 13 vitórias para o time celeste, dois empates e apenas uma vitória para o Atlético-MG. O triunfo atleticana aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2009, por 3 a 0, quando a equipe cruzeirense poupou titulares em função de sua participação na Libertadores.

Entretanto, o retrospecto geral entre os dois principais times de Minas Gerais mostra vantagem para o Atlético. Os rivais já se enfrentaram 449 vezes, segundo os números levantados pelo Cruzeiro, com 175 vitórias para o alvinegro, 155 vitórias para o time celeste e 119 empates.

Pelo Campeonato Brasileiro, os dois times se enfrentaram 45 vezes, com 15 vitórias do Atlético, 15 empates e 15 derrotas. O primeiro confronto aconteceu pela competição de 1971, ano em que o Atlético sagrou-se campeão, e ficou empatado em 1 a 1, em jogo disputado no Mineirão.

A derrota deste domingo encerrou uma invencibilidade do Atlético neste clássico. O clube atleticano jamais havia sido derrotado para o rival celeste em jogos disputados no interior de Minas Gerais. Ao todo, foram cinco jogos – quatro deles no Ipatingão –, com duas vitórias alvinegras, dois empates e agora uma derrota.

O primeiro jogo no interior foi em 1987, em amistoso com equipes reservas de Atlético e Cruzeiro. O time alvinegro venceu por 4 a 1, no Ipatingão. A segunda partida, aconteceu em 1996 e os atleticanos voltaram a vencer, por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro.

Os dois empates nos confrontos entre os rivais no interior aconteceram em 2001 e 2005. O primeiro foi por 1 a 1, pela Copa Sul-Minas e o segundo, por 0 a 0, pelo Campeonato Mineiro, ambos no Ipatingão.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host