UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/08/2010 - 20h47

Vitória deste domingo foi a 13ª do Cruzeiro nos últimos 16 clássicos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com a vitória sobre o Atlético-MG, por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro manteve a recente escrita de conseguir bons resultados contra o arquirrival. A equipe celeste venceu 13 dos últimos 16 clássicos mineiros.

Nesses confrontos, o Cruzeiro leva ampla vantagem nos números, com 13 vitórias para o time celeste, dois empates e apenas uma derrota, que aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2009, por 3 a 0. Na ocasião, a equipe cruzeirense poupou muitos titulares, por causa de sua participação na Libertadores.

Entretanto, o retrospecto geral entre os dois principais times de Minas Gerais mostra desvantagem do Cruzeiro. Os rivais já se enfrentaram 449 vezes, segundo os números levantados pelo Cruzeiro, com 175 vitórias para o alvinegro, 155 vitórias para o time celeste e 119 empates.

Pelo Campeonato Brasileiro, os dois times se enfrentaram 45 vezes, com 15 vitórias do Atlético, 15 empates e 15 triunfos do Cruzeiro. O primeiro confronto aconteceu pela competição de 1971, ano em que o Atlético sagrou-se campeão, e ficou empatado em 1 a 1, jogo no Mineirão.

A vitória deste domingo encerrou um retrospecto desfavorável ao Cruzeiro. O clube celeste jamais havia derrotado o rival alvinegro em jogos disputados no interior de Minas Gerais. Ao todo, foram cinco jogos – quatro deles no Ipatingão –, com duas derrotas cruzeirenses, dois empates e agora a primeira vitória celeste.

O primeiro jogo no interior foi em 1987, em amistoso com equipes reservas de Atlético e Cruzeiro. O time alvinegro venceu por 4 a 1, no Ipatingão. A segunda partida, aconteceu em 1996 e os atleticanos voltaram a vencer, por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro.

Os dois empates nos confrontos entre os rivais no interior aconteceram em 2001 e 2005. O primeiro foi por 1 a 1, pela Copa Sul-Minas e o segundo, por 0 a 0, pelo Campeonato Mineiro, ambos no Ipatingão.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host