UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
06/08/2010 - 07h01

Para reagir no Brasileiro, Atlético tem de vencer no Engenhão pela 1ª vez

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Para se recuperar no Campeonato Brasileiro, onde não vence há quatro jogos, o Atlético-MG vai precisar conquistar um resultado inédito diante do Botafogo, neste sábado, às 18h30. O time atleticano nunca venceu e nem ao menos empatou um jogo disputado no estádio Engenhão, local da partida contra a equipe carioca.

ANO PLACAR COMPETIÇÃO
2008 Botafogo 2 a 0 Copa do Brasil
2008 Botafogo 4 a 0 Brasileiro
2008 Botafogo 3 a 1 Sul-Americana
2009 Botafogo 3 a 1 Brasileiro

Este será o quinto jogo do Atlético-MG no Engenhão, todos contra o mesmo adversário, o Botafogo. Nas quatro vezes anteriores que o alvinegro mineiro atuou naquele estádio, que foi inaugurado em junho de 2007, saiu de lá derrotado.

O primeiro jogo atleticano no Engenhão aconteceu no dia 14 de maio de 2008, quando o Botafogo venceu por 2 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nesse mesmo ano, as equipes se enfrentaram ainda mais duas vezes. Pelo Brasileirão, os cariocas golearam por 4 a 0. Já pela Sul-Americana, o Botafogo venceu por 3 a 1.

O quarto confronto no Engenhão entre os dois clubes, aconteceu na temporada passada. O alvinegro mineiro foi novamente derrotado, desta vez por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Além de buscar a primeira vitória no estádio, o Atlético tentará quebrar um longo e incômodo tabu desfavorável. O clube mineiro não consegue um triunfo sobre o Botafogo, atuando no Rio de Janeiro, há quase 11 anos.

A última vitória sobre esse adversário na cidade do adversário foi em 18 de agosto de 1999, quando o Atlético venceu por 5 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano e que foi disputado no estádio Caio Martins. Na época, o clube alvinegro chegou à decisão da competição nacional, porém, ficou com o vice-campeonato.

Desde então, os dois times se enfrentaram mais 10 vezes no Rio de Janeiro, em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. E o Botafogo leva ampla vantagem nesses confrontos, com sete vitórias e três empates.

Ao todo na história desse confronto, as duas equipes se enfrentaram 34 vezes pelo Campeonato Brasileiro. E o Botafogo também segue em vantagem nos números. Os cariocas venceram 14 vezes, contra 10 do Atlético. Outros 10 confrontos terminaram empatados. O ataque mineiro marcou 47 gols e a defesa foi vazada 55 vezes.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host