UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Juliana Flister/VIPCOMM

Wellington Paulista, que quase marca no 1º tempo, lamenta 'tropeço' no Ipatingão

08/08/2010 - 20h29

Em sua '3ª casa', Cruzeiro só empata com Grêmio Prudente e não entra no G-4

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em sua “terceira casa” neste Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro parou na forte marcação do Grêmio Prudente e não passou do empate por 0 a 0, neste domingo, no estádio Ipatingão, em Ipatinga, no Vale do Aço. Com o tropeço, o time mineiro desperdiçou a chance de entrar no grupo de acesso à Copa Libertadores, o G-4. A equipe paulista comprovou a fama de visitante "chato", mas completou quatro rodadas sem vencer pela competição.

Depois de derrotar o arquirrival Atlético-MG, por 1 a 0, há uma semana, em clássico com a presença apenas de torcedores atleticano, o Cruzeiro ganhou nova motivação, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário neste domingo. Com o empate, o time celeste foi a 20 pontos e assumiu o quinto lugar.

Se vencesse a partida, o Cruzeiro chegaria à terceira posição, uma vez que o Ceará empatou com o Atlético-GO por 0 a 0 e o Internacional teve seu jogo com o Santos adiado por causa da final da Copa Libertadores.

"Se ganhasse entraria no G-4, então acho que fica um gostinho de derrota", observou o zagueiro Cláudio Caçapa.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
5min - Everton levanta a bola na área, Edcarlos desvia de cabeça e a bola passa perto do gol de Giovanni
16min - Rafael Martins invade a área pela esquerda e bate cruzado. Fábio, atento, espalma pela linha de fundo
33min - Wellington Paulista pega sobra na área e finaliza. A bola bate na trave direita, depois na trave esquerda e não entra
SEGUNDO TEMPO
2min - Cobrança de falta ensaiada do Cruzeiro. Everton rola para Diego Renan, que chuta forte, mas manda a bola à esquerda do gol de Giovanni
28min - Wellington Paulista cobra falta direto para o gol, mas manda a bola pela linha de fundo
31min - Deyvid Sacconi arrisca da entrada da área e manda a bola à esquerda do gol de Fábio, que só ficou olhando

Com mais um ponto somado fora de casa, o Grêmio Prudente chegou a 15 e caiu para o 14º lugar na tabela. O time paulista não vence há quatro jogos no Brasileiro. Nesse período, foram três empates e uma derrota. A última vitória foi em 18 de julho, sobre o Grêmio, por 2 a 0, em Presidente Prudente.

Foi o primeiro jogo do Cruzeiro em Ipatinga pelo Brasileirão. O time celeste já mandou jogos no Mineirão – fechado por causa de reformas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil – e na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cujo gramado foi reprovado pelos atletas celestes. Além do Ipatingão, o time celeste utilizará o Parque do Sabiá, em Uberlândia.

 O Grêmio Prudente decidirá na quarta-feira 11 uma vaga à próxima fase da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-MG, no mesmo Ipatingão. No jogo de ida, em Presidente Prudente, houve empate por 0 a 0. O time paulista se classifica se o jogo terminar empatado com gols.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Cruzeiro enfrenta o São Paulo, no domingo 15, às 16h, no Morumbi. No mesmo dia, o Grêmio Prudente recebe o Vasco em Presidente Prudente, às 16h.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por poucas chances criadas por Cruzeiro e Grêmio Prudente. O time mineiro chegou mais ao ataque e teve as melhores oportunidades. A equipe paulista armou uma forte marcação e tentou surpreender nos contra-ataques.

Aos 5min, Edcarlos desviou de cabeça uma bola levantada na área por Everton, em cobrança de falta, mas errou o alvo. O Cruzeiro foi para cima do adversário e encontrou uma forte marcação pela frente. O Prudente conseguiu criar uma oportunidade aos 16min, com Rafael Martins, que chutou forte para a defesa de Fábio.

A melhor chance do time mineiro foi com Wellington Paulista aos 33min, Cláudio Caçapa chutou de fora da área, mas houve desviou no meio do caminho. Na sobra, o atacante bateu de primeira, com o pé esquerdo, e a bola tocou nas duas traves e não entrou.

A dificuldade de chegar ao gol adversário foi creditada pelo lateral Jonathan à falta de um meia armador, uma vez que Gilberto e Roger se recuperam de contusão. Everton, que é volante, está improvisado na meia. “A equipe está sentindo a falta de um meia de armação”, disse o jogador cruzeirense.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

"O 0 a 0 foi uma grande bobeada do Cruzeiro que poderia ter chegado ao G-4, já que o Inter não jogou."

No segundo tempo, o panorama da partida não mudou. De um lado o Cruzeiro martelando em busca do gol, e de outro o Grêmio Prudente marcando forte e tentando aproveitar os contra-ataques.

O Cruzeiro lutou até o final, mas não conseguiu marcar no Ipatingão e ainda correu risco de ser surpreendido pelo adversário, que chegou com perigo em alguns momentos.

CRUZEIRO 0 X 0 GRÊMIO PRUDENTE

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná (Rômulo), Henrique e Everton (Sebá); Robert (Pedro Ken) e Wellington Paulista
TÉCNICO: Cuca

GRÊMIO PRUDENTE
Giovanni; Paulo César, Paulão, Diego e Douglas Silva; Rodrigo Mancha, João Vítor, Anderson Pedra (Flávio) e Robson (Deyvid Sacconi); Wesley (Carlos Eduardo) e Rafael Martins
TÉCNICO: Toninho Cecílio

Data: 8/8/2010 (domingo)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
Cartões amarelos: Robson (G), Diego (G), Rômulo (C), Paulo César (G), Wellington Paulista (C)
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host