UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Photocamera/Divulgação

Emerson marcou o segundo gol do Fluminense e foi o principal destaque do jogo

08/08/2010 - 17h59

Fluminense vence em Porto Alegre, segue líder e amplia crise no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Superior durante toda a partida, o Fluminense derrotou o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre, por 2 a 1, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. O resultado causou a demissão do técnico Silas no time gaúcho, que chega à quinta rodada consecutiva na zona do rebaixamento.

O Fluminense segue líder do Brasileirão com 29 pontos. Os comandados de Muricy Ramalho só não conseguiram ampliar a vantagem em relação ao segundo porque o Corinthians venceu o Flamengo e segue somente um ponto atrás. O Grêmio, por sua vez, continua com 12 pontos, agora em 13 jogos, e está na 18ª colocação.

O Fluminense começou pressionando. A dupla de ataque formada por Emerson e Washington trouxe dificuldades para o sistema defensivo do Grêmio. Entretanto, não foram criadas chances claras de gols nos minutos iniciais.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
16min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!!! Mariano cruza à meia altura e a bola desvia em André Lima, enganando Marcelo Grohe
18min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!!! Emerson vence dois jogadores do Grêmio, dribla Marcelo e empurra para o gol vazio
26min - Emerson toca para Mariano, que chuta cruzado para fora
35min - Maylson recebe de Adílson na cara do gol e chuta para fora
38min - Cruzamento de escanteio e Marcelo Grohe salva o Grêmio em lance confuso
46min - André Lima pega rebote e obriga Fernando Henrique a uma grande defesa
SEGUNDO TEMPO
29min - Roberson chuta cruzado para fora
35min - Roberson cruza para André Lima que perde sem goleiro
43min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! André Lima domina dentro da área e vence Fernando Henrique
46min - Washington livre chuta na trave no contragolpe

Quando resolveu criar chances, o Fluminense foi efetivo. Primeiro contou com uma falha defensiva do Grêmio e em um cruzamento baixo André Lima desviou e enganou Marcelo Grohe, marcando contra. Dois minutos depois, Emerson driblou dois marcadores e o goleiro para marcar o segundo.

Com o jogo sob controle, o Flu assistia o clima entre Grêmio e torcida piorar a cada minuto. Uma das principais organizadas do time, a Torcida Jovem, se virou de costas para o campo e seguiu assim por 10 minutos. Mesmo a Geral, que não para de cantar em nenhum momento da partida, já não tinha a mesma força.

Mesmo dominado na maioria dos lances, o Grêmio tentou buscar o ataque e teve boas chances com Fábio Santos e Maylson, mas nada de efetivo aconteceu. Nos minutos finais, Fluminense e Grêmio tiveram chances de gol. André Lima e Emerson perderam oportunidades claras.

Ao som de "time sem vergonha", "adeus Silas" e "adeus Meira", os jogadores do Grêmio deixaram o gramado num clima tenso. Vaiado, Douglas disparou contra o esquema tático. "Podem reclamar à vontade. O Conca joga na minha função e não marca ninguém, eu tenho que marcar os dois volantes, algo está errado", disse o meia.

No segundo tempo o Grêmio melhorou. Entretanto, a pressão exercida pelo time não configurava chances de gol. Aos 18 minutos, Fernando Silva entrou duro em Souza e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Muricy Ramalho sacou Rodriguinho, que havia acabado de entrar, e colocou Marquinho para tentar se manter na frente.

Aos 35 minutos, André Lima perdeu mais uma chance clara de gol. Depois de receber cruzamento de Roberson, o centroavante desperdiçou de dentro da pequena área, sem goleiro. Com o chute para fora, o torcedor começou a deixar o estádio Olímpico. Estes torcedores que foram para casa não viram o gol do mesmo André Lima, aos 43 do segundo tempo. Contudo, não foi suficiente e o resultado se manteve.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

"Muricy marcha para seu tetra e Silas, dizem, pode ir para o S. Paulo, que revelou ambos para o futebol."

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Goiás, no Olímpico, no próximo domingo, às 18h30. Já o Fluminense tem pela frente o Internacional, também domingo, às 16h, no Maracanã.

GRÊMIO 1 X 2 FLUMINENSE

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Willian Magrão, Rodrigo e Rafael Marques; Maylson, Adílson, (Souza) Ferdinando, Douglas e Fábio Santos; Roberson e André Lima.
Técnico: Silas

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Leandro Euzébio, Gum e André Luis; Mariano, Diguinho, Fernando Silva, Conca (Willians) e Julio Cesar; Emerson (Rodriguinho) (Marquinho) e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho

Data: 8/8/2010, domingo
Local: estádio Olímpico , em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Público: 12. 001 presentes
Renda: R$184.480,00
Cartões amarelos: Fernando Silva (FLU), André Luís (FLU), Gum (FLU), Fernando Henrique (FLU),  Maylson (GRE), Rodrigo (GRE), Roberson (GRE)
Cartões vermelhos: Fernando Silva (FLU)
Gols: André Lima (contra), para o Fluminense, aos 16 minutos do primeiro tempo; Emerson, do Fluminense, aos 18 minutos do primeiro tempo; André Lima, do Grêmio, aos 43 minutos do segundo tempo;

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host