UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Arquivo/AE

São Paulo atuou 12 vezes na Arena da Baixada: perdeu oito e empatou quatro

08/08/2010 - 07h00

Histórico ruim de Milton Cruz e tabu de 11 anos desafiam São Paulo na Arena

Carlos Padeiro
Em São Paulo

No primeiro jogo após a 'era Ricardo Gomes', o São Paulo desafia um histórico nada animador. Na Arena da Baixada, estádio onde nunca venceu uma partida sequer em 11 anos, o time tricolor encara o Atlético-PR neste domingo, às 18h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os números adversos se estendem para o retrospecto do técnico interino Milton Cruz. Nas nove vezes que comandou o São Paulo – a primeira foi em 1999 –, o auxiliar venceu apenas dois jogos, empatou quatro e perdeu três, um aproveitamento de 37% dos pontos (sem contar amistosos).

“Essas molezinhas sempre sobram para mim”, brincou Milton Cruz, que trabalha na comissão técnica da equipe paulista desde 1997. “Espero que seja a primeira vitória na Arena da Baixada”, acrescentou.

TÉCNICO SÓ A PARTIR DE 2ª

A diretoria do São Paulo assegura que só procurará um novo técnico a partir de segunda-feira. Neste fim de semana, o foco está no duelo com o Atlético-PR, em Curitiba.

“Neste fim de semana não teremos novidade. Vamos retomar o assunto na segunda”, informou o vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva.

O estádio do Atlético-PR foi inaugurado em 1999, e na sua primeira visita ao local, em setembro daquele ano, o São Paulo saiu goleado por 4 a 1, sob o comando de Paulo César Carpegiani. No total ocorreram 12 confrontos, com oito triunfos para o time rubro-negro e quatro empates.

Por coincidência, Milton Cruz trabalhou pela primeira vez como técnico interino no mesmo ano, após a demissão de Carpegiani, e ganhou do mesmo Atlético-PR por 2 a 1, no Morumbi, na seletiva à Copa Libertadores. Entretanto, o Furacão ficou com a vaga, porque vencera por 4 a 2 o jogo de ida, no Couto Pereira.

JOGOS DE MILTON CRUZ COMO TÉCNICO

DUAS VITÓRIAS
1999: São Paulo 2 x 1 Atlético-PR
2010: São Paulo 5 x 1 Monte Azul

QUATRO EMPATES
2005: Universidad do Chile 1 x 1 São Paulo
2005: São Paulo 1 x 1 Paraná Clube
2007: Figueirense 2 x 2 São Paulo
2010: Oeste 0 x 0 São Paulo

TRÊS DERROTAS
2005: Fluminense 2 x 1 São Paulo
2009: Corinthians 3 x 1 São Paulo
2010: Once Caldas 2 x 1 São Paulo

Na atual temporada, Milton comandou a equipe em duas oportunidades, quando Ricardo Gomes teve um problema de saúde, em fevereiro. Ele perdeu para o Once Caldas, na Colômbia, por 2 a 1, e goleou o Monte Azul por 5 a 1.

O interino, que descarta ser efetivado no cargo, acredita na reação durante o Brasileiro e citou as últimas edições do campeonato, quando o São Paulo buscou as primeiras colocações depois de ser eliminado da Libertadores.

“O São Paulo vive em busca de títulos, e vamos trabalhar para conseguir um bom resultado na Arena. Acredito que temos tudo para chegar ao G-4. Demos provas disso em outra ocasiões. Em 2008 chegamos a ficar 11 pontos atrás do Grêmio, revertemos e buscamos o título”, destacou o treinador provisório.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host