UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/08/2010 - 15h10

Muricy rejeita rótulo de Máquina: "Flu aprendeu a disputar o Brasileiro"

Marlos Bittencourt
No Rio de Janeiro

Nos anos de 1975-76, o Fluminense foi bicampeão estadual do Rio e perdeu dois Campeonatos Brasileiros, caindo nas semifinais. Mesmo assim, aquelas equipes ficaram conhecidas como Máquina. Neste ano de 2010, o time do Fluminense está surpreendendo no Brasileiro e, na 14ª rodada, tem o melhor desempenho em relação aos adversários na era dos pontos corridos.

São 76% de aproveitamento em 14 jogos, com dez vitórias, dois empates e duas derrotas. Até o momento, o time somou 32 pontos, 11 à frente do Botafogo, quarto colocado no G-4. Apesar dos números favoráveis, Muricy Ramalho é um treinador experiente e conhece bem como é difícil disputar o Brasileiro. Assim, rejeitou o rótulo que sempre acompanhou Fluminense.

“Não somos máquina alguma. Somos apenas um bom time que aprendeu a disputar o Brasileiro. Aqui tem muita cobrança. Quando começamos, nosso primeiro objetivo era conquistar a vaga para a Copa Libertadores, e o pensamento continua o mesmo”, afirmou o técnico Muricy Ramalho.

Ele classifica a Libertadores como primeira meta a ser atingida. Mas está claro para Muricy Ramalho que o objetivo final é a vaga para a competição continental, acompanhada do título nacional. No entanto, ele garantiu que não vai entrar no oba-oba porque já viu situações no futebol que até Deus duvida.

“A Libertadores é o objetivo, mas não podemos nos entusiasmar. Ganhei um campeonato quando estava 11 pontos atrás do Grêmio. Entramos na competição e fomos buscar o título, mas não pode haver entusiasmo demais para não perdermos o foco”, ensinou Muricy.

Líder do Campeonato Brasileiro, o time do Fluminense voltará a treinar nesta terça-feira nas Laranjeiras depois de um dia de folga. Muricy Ramalho vai começar a preparar o time para enfrentar o Vasco, 9º colocado na tabela, com 20 pontos, que vem de uma importante vitória fora de casa, por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente.

“Vamos recomeçar firme com os treinos nesta terça-feira porque teremos um bom jogo domingo. O Vasco vem bem na competição, está crescendo e vai nos dar trabalho. Vamos continuar com a nossa pegada porque temos as nossas metas”, afirmou o técnico.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host