UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/08/2010 - 13h31

Preparador físico e técnico do Fluminense pedem calma com estreia de Deco

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

A recepção de cerca de 60 mil torcedores ao meia Deco, antes da partida contra o Internacional, no último domingo, poderá ser muito mais intensa e vibrante no clássico contra o Vasco. A expectativa é a de que ele estreie com a camisa do Fluminense na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o técnico Muricy Ramalho e o preparador físico Ronaldo Torres preferem ser cautelosos.

Ronaldo Torres disse até que Deco poderá estrear, mas não garante a participação dele integralmente no clássico com o Vasco. De acordo com o preparador físico, o jogador, que está iniciando a temporada, estará liberado para atuar por estar trabalhando e se preparando muito bem nos últimos dias.

“Deco trabalhou até domingo (dia da partida contra o Internacional) e continuará nesta terça-feira juntamente com o grupo. Ele, praticamente, vai começar o ano agora, mas terá uma evolução física e técnica. Não adianta Deco estar bem e correr errado. Será complicado para ele atuar os 90 minutos”, explicou Ronaldo Torres.

Depois de mais de uma década no futebol europeu, Deco terá de se readaptar à forma de atuar dos brasileiros. Por isso, o preparador físico pediu aos torcedores que tenham calma com o meia para que ele, aos poucos, volte a ter o mesmo desempenho que tinha quando atuou em Portugal, Espanha e Inglaterra.

“Ele precisa se readaptar ao futebol brasileiro. É óbvio que a torcida nem quer saber disso, vai querer que Deco renda o melhor possível. Mas não é assim. Ele até poderá estrear bem por se tratar de um atleta de boa técnica, mas será preciso ter paciência”, disse Ronaldo Torres em entrevista à Rádio Brasil.

Para Muricy Ramalho, é preciso ter muita calma com Deco. Sabendo que terá alguma dificuldade para escalar os galácticos do Fluminense, o treinador chegou a brincar, dizendo que terá de conversar com os cartolas da Fifa para mudar as regras do futebol. Só assim, ele teria como escalar Deco sem mexer na atual equipe titular, que vem dando certo.

“Tenho de falar com os caras (Fifa) para escalar 12 jogadores. Mas vamos esperar um pouco porque Deco começou o trabalho com bola esses dias. É cedo, temos de ir com calma. Teremos mais uma semana para definir o time”, afirmou Muricy Ramalho, sem dar certeza sobre a escalação de Deco.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host