UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
17/08/2010 - 08h15

Dirigente diz que zagueiro Léo completa grupo 'enxuto e com alternativas'

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Zagueiro Léo será o 30º jogador do atual elenco do Cruzeiro

    Zagueiro Léo será o 30º jogador do atual elenco do Cruzeiro

O zagueiro Léo, que estava no Palmeiras e teve 85% dos seus direitos econômicos adquiridos pelo Cruzeiro, é esperado nesta terça-feira na capital mineira para realizar exames médicos e assinar o seu contrato. Ele será o 30º atleta do elenco celeste, que, na opinião do presidente Zezé Perrella, credencia o clube celeste a “brigar” pelo título brasileiro.

“Temos jogadores sobrando em todas as posições, alternativas para todas as posições. Temos um grupo enxuto e jogadores que jogam em mais de uma posição”, comentou Zezé Perrella, que revela não ter recebido nenhuma proposta oficial para negociar jogadores cruzeirenses.

Segundo o dirigente, o Cruzeiro recebeu apenas sondagens pelo lateral-direito Jonathan, mas “nada concreto”. “Estou até torcendo para que não apareçam propostas, para que a gente possa manter o time e brigar pelo título”, destacou Zezé Perrela, lembrando que o investimento feito para montar o atual grupo foi “relativamente baixo”.

“Usamos moedas de troca, conseguimos montar um bom time com investimento relativamente baixo”, comentou o presidente cruzeirense, que cita a contratação de Léo, a quem considera um zagueiro “de muita qualidade”.

Para adquirir 85% dos direitos econômicos de Léo junto ao Palmeiras, o Cruzeiro cedeu ao clube paulista o também zagueiro Leandro Amaro, revelado na categoria de base celeste, que já estava no time paulista, além da quantia de R$ 1 milhão. Os outros 15% dos direitos econômicos de Léo pertencem ao jogador.

Mineiro de Belo Horizonte, Léo foi revelado pelo Grêmio, sendo promovido ao elenco profissional em 2007 e destacando-se na campanha do vice-campeonato brasileiro em 2008. Ele permaneceu no time gaúcho até 2009 e no início deste ano se transferiu para o clube alviverde paulista, em troca de uma dívida que o time gaúcho tinha com a equipe palmeirense.

Dos 30 jogadores cruzeirenses, incluindo Léo, o zagueiro Leonardo Silva recupera-se de cirurgia e deverá ter condições de jogar em setembro. Já contando com o novo reforço, o técnico Cuca tem sete atletas para essa posição. Os outros cinco são Edcarlos, Cláudio Caçapa, Gil, Luizão e Wellington.

A única posição em que não existem dois atletas é a lateral esquerda, que tem apenas Diego Renan, considerando-se que Gilberto, convocado para o setor por Dunga para a seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, tem atuado no meio-campo.

Mas, além do próprio Gilberto, que está em fase final de recuperação de uma tendinite, Cuca tem jogadores versáteis e que podem jogar pela lateral esquerda, como Marquinhos Paraná e Everton. Para as demais posições há pelo menos dois especialistas, caso da lateral direita, que conta com Jonathan e Rômulo. No gol são três: Fábio, Rafael e Flávio.

Na posição de volante são seis os atletas disponíveis: Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná, Everton, Fabinho e Elicarlos. Na função de meia, Cuca tem cinco atletas: Montillo, Roger, Pedro Ken, Gilberto e Jones. No ataque, onde a dupla titular tem sido formada por Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, existem mais cinco atletas: o argentino Farias e Wallyson, que ainda não estrearam, além de Robert, Kieza e Eliandro.

Cuca ainda pode contar com jogadores da base, quando necessário, como o atacante Sebá, que, no entanto, não aparece na relação de jogadores do elenco profissional, disponibilizada pelo site oficial do Cruzeiro.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host